Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas 1,3 mil vagas em seleção para novos estudantes do técnico integrado

Exame de Seleção 2018

Abertas 1,3 mil vagas em seleção para novos estudantes do técnico integrado

São nove opções de cursos articulados ao ensino médio. Inscrições para 1.390 vagas em dez municípios começam no próximo dia 11. Aulas têm início em 2018.
por Laura Silveira publicado: 31/08/2017 07h14 última modificação: 30/08/2018 12h04

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quarta-feira, 30, o edital de abertura do Exame de Seleção 2018, com a oferta de 1.390 vagas em cursos técnicos integrados ao nível médio, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018. O documento está disponível na Central de Seleção.

São nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. A oferta abrange os municípios Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas (ver tabela no final do texto).

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para dezembro, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

No curso técnico integrado, o estudante tem a oportunidade de fazer, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Neste ano, o IFMS disponibilizou um hotsite do Exame de Seleção para facilitar o entendimento dos interessados no processo seletivo. A página contém informações importantes sobre a prova, além de reunir vídeos sobre a instituição, datas importantes do processo seletivo e outros conteúdos.

Também é fundamental que o candidato leia o edital do Exame para compreender todas as regras da seleção, cronograma e demais assuntos de interesse.

Em caso de dúvidas, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2018 pode ser feito pelo e-mail exame@ifms.edu.br.

Inscrições – Deverão ser feitas entre 11 de setembro e 03 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema. Após isso, o interessado deve acessar a Página do Candidato usando login e senha, para realizar a inscrição. O passo a passo destas etapas está descrito no item 3 do edital.

O valor da taxa é de R$ 20 e poderá ser paga até 6 de novembro. Será concedida isenção da taxa aos candidatos de escolas públicas que apresentarem comprovante de escolaridade referente ao último ano do ensino fundamental.

O pedido de isenção deverá ser feito de 11 de setembro a 20 de outubro, no ato da inscrição no Exame de Seleção, selecionando o item “Solicitação de Isenção” na página de inscrição.

Ação afirmativa – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova – Será realizada no dia 19 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disposto no edital.

O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. A previsão é que resultado final do Exame de Seleção seja divulgado e a primeira chamada sejam publicados no dia 12 de dezembro.

As aulas terão início no primeiro semestre do ano letivo de 2018.

Campus Curso Turno Vagas
Técnico em Informática Matutino 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino 80