Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS abre Engenharia de Controle e Automação em Três Lagoas

IFMS abre Engenharia de Controle e Automação em Três Lagoas

Campus também vai oferecer três cursos superiores de tecnologia em 2018: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Sistemas para Internet. Ao todo, serão abertas 160 vagas.
por Juliana Aragão publicado: 22/11/2017 10h03 última modificação: 24/11/2017 08h04
IFMS

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) vai oferecer quatro opções de graduação em 2018. Além dos cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Sistemas para Internet, a unidade também passará a ofertar o bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, um dos seis novos cursos da instituição. Ao todo, serão abertas 160 vagas, sendo 40 para cada curso.

Com duração de cinco anos, o bacharelado em Engenharia de Controle e Automação será oferecido em período integral (manhã e tarde).

A diretora de Ensino do Campus Três Lagoas, Leila da Silva Santos, explica que a abertura do curso proporciona a verticalização do ensino e atende a uma demanda local por engenheiros de controle e automação. Muitas indústrias trazem esse profissional de outros Estados.

"Os estudos de viabilidade e a audiência pública que fizemos este ano demonstraram que tanto os estudantes do curso técnico em Eletrotécnica do IFMS quanto os de escolas do ensino médio da região têm interesse na Engenharia de Controle e Automação. Fora isso, as indústrias do município precisam desse profissional e essa é uma graduação que não existe nessa região. Deveremos receber estudantes, inclusive, do interior de São Paulo", destacou Leila.

O professor Edson Ítalo Mainardi Junior, que esteve à frente do processo de elaboração do projeto pedagógico do curso, explica que tanto o quadro de docentes quanto a infraestrutura atual estão completos para a oferta da engenharia.

"Nós temos um bloco com toda a infraestrutura necessária para a oferta da engenharia, e que é inclusive usado pelos estudantes da Automação Industrial e do técnico em Eletrotécnica. São cinco laboratórios destinados ao ensino e um para o desenvolvimento de pesquisas, além da sala mestre, onde ficam os técnicos em laboratório e estagiários. Temos ainda um espaço onde existe a possibilidade de construirmos mais cinco laboratórios", explicou Edson.

Na página da Engenharia de Controle e Automação constam o projeto pedagógico e outras informações sobre o curso.

Superiores de Tecnologia – Todos são oferecidos no período noturno.

Com duração de três anos, o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para programar e criar softwares.

A graduação é oferecida pelo IFMS em Três Lagoas desde 2015, e na avaliação do Ministério da Educação (MEC) recebeu o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5.

O outro curso superior de tecnologia ofertado pelo campus é o de Automação Industrial.

Também com duração de três anos, o curso forma tecnólogos aptos a construir, controlar e aprimorar a utilização de máquinas no setor industrial, além de planejar, instalar e supervisionar sistemas de integração e automação.

Com turmas abertas desde 2011, o curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, com duração de dois anos e meio, também recebeu conceito 4 na avaliação do MEC.

O profissional formado na área pode atuar no desenvolvimento, segurança e manutenção de programas, aplicativos e projetos de sistemas para a rede mundial de computadores, além de páginas e portais para internet e intranet.

Vagas – Para o primeiro semestre de 2018, o IFMS irá ofertar mil vagas na graduação. O número é 33% maior em comparação à oferta do ano anterior, quando a instituição abriu 750 vagas para cursos superiores.

Serão oferecidas nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Saiba mais sobre os cursos de graduação do IFMS.

O edital do IFMS com a oferta de vagas na graduação e as regras do processo seletivo deverá ser publicado na segunda quinzena de dezembro, na Central de Seleção.

O ingresso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

A previsão é que as inscrições no Sisu  tenham início em janeiro. O cronograma ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

registrado em: , ,