Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS capacita professores para orientação de projetos de pesquisa

Corumbá

IFMS capacita professores para orientação de projetos de pesquisa

Curso busca estimular a pesquisa na rede pública e aumentar o número de projetos submetidos na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será promovida pelo Campus Corumbá em outubro.
por Osvaldo Sato publicado: 29/05/2018 11h34 última modificação: 29/05/2018 13h38
Exibir carrossel de imagens Mais de 20 professores da rede pública de Corumbá e região fazem o curso

Mais de 20 professores da rede pública de Corumbá e região fazem o curso

Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nas escolas da rede pública da região. Esse é objetivo do curso "Metodologia da pesquisa para orientadores de iniciação científica no ensino fundamental e médio", oferecido pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O segundo encontro presencial do curso foi realizado no último dia 25, no IFMS. Mais de 20 professores da rede pública de Corumbá e região participaram da aula.

"Demonstramos um passo-a-passo de como o professor pode estimular o estudante a desenvolver sua pesquisa", afirmou o coordenador do curso, Everton Policarpi.

"Queremos estimular não apenas uma maior quantidade de trabalhos submetidos em nossa feira, mas sim a qualidade dessas pesquisas, de modo que este professor esteja apto a participar da Fecipan e de qualquer outro evento científico", pontuou o professor Everton.

A capacitação aborda aspectos gerais da iniciação científica, da fase de concepção das ideias e organização das perguntas da pesquisa, até as questões metodológicas e de redação científica.

"Queremos estimular não apenas uma maior quantidade de trabalhos submetidos em nossa feira, mas sim a qualidade dessas pesquisas, de modo que este professor esteja apto a participar da Fecipan e de qualquer outro evento científico", pontuou Policarpi.

O curso tem carga horária total de 80 horas. Os próximos encontros presenciais estão marcados para os dias 2, 15 e 23 de junho. Atividades também são desenvolvidas em plataforma online.

A professora Elizabeth de Lima, participante do curso, avalia a capacitação de forma positiva. "Os professores têm apresentado metodologias diferenciadas e situações inovadoras para serem utilizadas dentro da escola", afirmou. "Já temos cinco projetos de pesquisa em andamento para apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal", adiantou a professora, que leciona na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil.

Feiras de Ciência e Tecnologia - São promovidas anualmente pelos dez campi do IFMS. Em 2018, a previsão é que os eventos sejam realizados entre os dias 1º e 5 de outubro.

As feiras fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, e buscam estimular o desenvolvimento de pesquisas por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

Em breve, o IFMS publicará o edital para a seleção dos trabalhos que serão apresentados nas feiras deste ano.

A premiação para os vencedores inclui o credenciamento para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Saiba mais sobre as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS na página do evento.