Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS consolida Plano de Metas para os próximos cinco anos

PDI 2019-2023

IFMS consolida Plano de Metas para os próximos cinco anos

Gestores participam de evento, em Campo Grande, para consolidar documento que definirá os macro objetivos estratégicos da instituição para o período 2019-2023.
por Juliana Aragão publicado: 28/08/2018 17h00 última modificação: 29/08/2018 07h45
  • Mais de 40 gestores participam do evento, em Campo Grande - Foto: Ascom/IFMS

  • O reitor Luiz Simão Staszczak fez a abertura do evento - Foto: Ascom/IFMS

  • Participam do evento pró-reitores, diretores sistêmicos e de campi, além de assessores - Fotos: Ascom/IFMS

  • Encontro prossegue até quarta-feira, 29, na reitoria, em Campo Grande - Fotos: Ascom/IFMS

Mais de 40 gestores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão reunidos na reitoria, em Campo Grande, para consolidar o Plano de Metas, documento que definirá os macro objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos. Essa é mais uma etapa no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023).

O evento "Consolidação dos Trabalhos do Plano de Metas do IFMS", que teve início nessa segunda-feira, 27, é coordenado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

Participam do encontro pró-reitores, diretores executivos e sistêmicos, além dos diretores gerais, de ensino e de administração dos dez campi e de representantes dos órgãos de apoio e controle da instituição. O evento prossegue até esta quarta-feira, 29.

"Aqui serão definidos os rumos das ações do IFMS nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, de forma que a instituição tenha condições de atender a comunidade sul-mato-grossense pelos próximos cinco anos de maneira eficaz e eficiente", destacou o reitor Luiz Simão Staszczak.

Na abertura, o reitor Luiz Simão Staszczak destacou a importância de se fazer o planejamento estratégico institucional de forma transparente e democrática.

"Durante três dias, todos nós - gestores do IFMS - teremos a oportunidade de discutir o futuro da instituição. Aqui serão definidos os rumos das ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, de forma que tenhamos condições de atender a comunidade sul-mato-grossense pelos próximos cinco anos de maneira eficiente e eficaz", destacou.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Daniela Amaro, explicou que o evento é a consolidação de um trabalho que teve início em julho. Nesses dois meses, gestores da reitoria e dos campi participaram de uma série de reuniões presenciais e por videoconferência.

"Neste evento, nós vamos consolidar os macro objetivos estratégicos institucionais para os próximos cinco anos, além de suas respectivas metas e indicadores. Será feito, portanto, o alinhamento estratégico para que a instituição tenha condições de cumprir sua missão e alcançar sua visão, ou seja, o ponto onde pretende chegar até 2023", comentou.

Metodologia -  A consolidação do Plano de Metas é resultado de um processo de planejamento estratégico que teve início em abril deste ano, quando o PDI 2019-2023 começou a ser elaborado.

Entre as etapas anteriores estão a aplicação da Matriz Swot nos campi e reitoria, o que consistiu no levantamento de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; a análise dos cenários retrospectivos e prospectivos; e a realização do evento "Futuro em Construção", onde representantes de servidores e estudantes, além de gestores, consolidaram de forma coletiva o Mapa Estratégico do IFMS.

"O Mapa traz os macro temas estratégicos que serão trabalhados pela instituição nos próximos cinco anos. O Plano de Metas define, a partir desses temas, os macro objetivos estratégicos do IFMS, que servirão de norte para a definição de objetivos estratégicos, suas metas e indicadores. A partir do Plano, as unidades e setores poderão planejar com muito mais eficácia e eficiência seus programas, projetos e ações futuros", explicou a pró-reitora.

"Nós vamos consolidar os macro objetivos estratégicos institucionais para os próximos cinco anos, além de suas respectivas metas e indicadores. Será feito o alinhamento estratégico para que o IFMS tenha condições de cumprir sua missão e alcançar sua visão", comentou Daniela Amaro, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional.

Esse planejamento é feito por meio dos Planos Anuais Específicos (PAE), que já são elaborados anualmente pelas unidades e setores do IFMS, e cujo acompanhamento é feito pela Prodi por meio dos Relatórios Anuais Específicos (RAE).

Cronograma do PDI 2019-2023 - Algumas etapas do processo de elaboração do PDI 2019-2023 tiveram as datas alteradas. Uma das mudanças é em relação ao período de consulta interna à minuta do documento, que mais uma vez possibilita a participação social na construção do Plano.

De acordo com o novo cronograma, servidores e estudantes do IFMS poderão sugerir alterações ao conteúdo da versão preliminar do PDI entre os dias 3 e 17 de outubro, por meio de consulta online. Os participantes terão a opção de incluir, suprimir ou alterar dados e informações.

Após a sistematização e análise das contribuições feitas durante a consulta,  a versão final do documento será apreciada pelos órgãos colegiados superiores do IFMS. A previsão é que o PDI seja analisado pelo Colégio de Dirigentes (Codir) em novembro, e pelo Conselho Superior (Cosup) em dezembro.

Histórico - Dividido em etapas de preparação, diagnóstico e construção, o processo de elaboração do PDI 2019-2023 teve início em abril deste ano e foi marcado por ações que proporcionaram a participação social.

As comunidades interna e/ou externa tiveram a oportunidade de contribuir em diversas etapas, como na Revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS e na consolidação do novo Mapa Estratégico da instituição, durante o evento "Futuro em Construção", realizado no final de maio, em Campo Grande.

Audiências públicas foram realizadas nos dez municípios onde o IFMS tem campus, e a campanha "O IFMS que você quer" possibilitou que qualquer cidadão enviasse sugestões à instituição por mensagens em texto ou vídeo.

O processo é coordenado pela Comissão Central e por 11 subcomissões de apoio cujos membros foram designados pela Portaria nº 653/2018, publicada na edição nº 16 do Boletim de Serviço do IFMS.

O PDI norteará as ações do Instituto Federal para os próximos cinco anos, estabelecendo os objetivos estratégicos e metas institucionais nas áreas do ensino, pesquisa, inovação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa, e gestão orçamentária.

Mais informações estão disponíveis na página do PDI 2019-2023.