Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS contribui para formação profissional no setor da construção civil

EXAME DE SELEÇÃO 2018

IFMS contribui para formação profissional no setor da construção civil

Com 115 vagas abertas para 2018, o curso técnico integrado em Edificações é oferecido nos municípios de Aquidauana e Jardim. Inscrições no processo seletivo podem ser feitas até 3 de novembro.
por Juliana Aragão publicado: 10/10/2017 12h11 última modificação: 24/10/2017 13h55
IFMS

Ao oferecer o curso técnico integrado em Edificações, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ajuda a preparar mão de obra qualificada para a construção civil, setor da indústria que mais vai demandar formação profissional no Estado pelos próximos três anos.

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, estudo elaborado pelo Senai Nacional, a indústria da construção civil irá demandar mais de 40 mil profissionais qualificados em Mato Grosso do Sul nesse período. O levantamento revela ainda a necessidade de se formar mais de 2,3 mil técnicos para o setor.

Para o coordenador dos cursos do eixo tecnológico em Infraestrutura do Campus Aquidauana do IFMS, Gustavo Fantini Fernandes, a falta de mão de obra qualificada favorece a empregabilidade do técnico em Edificações.

“O mercado da construção civil é muito carente de profissionalismo. Muitos funcionários em obras e escritórios não possuem capacitação técnica para o serviço, mas, devido à necessidade do mercado, conseguem emprego. O técnico em Edificações vem para suprir essa demanda de profissional qualificado”, confirmou.

O curso técnico em Edificações é oferecido pelo IFMS nos municípios de Aquidauana e Jardim, ambos localizados na Região Oeste do Estado, onde a maior parte das empresas instaladas é do setor da construção civil.

De acordo com o Panorama MS Industrial de 2016, periódico elaborado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), são 133 micro e pequenas empresas que empregam mais de 500 trabalhadores.

Gustavo orienta que, para se manter empregado, o técnico em Edificações precisa se reciclar constantemente. “O profissional deve se inteirar de novas técnicas da construção, novos programas de controle de obras e de desenvolvimento de projetos. Dessa forma, estará sempre preparado para atender às demandas de mercado”.

Ficou interessado pelo curso técnico em Edificações? O estudante Mikael Cuevas fala sobre a aula prática que mais gostou e um dos diferenciais de estudar no IFMS.

Exame de Seleção 2018 – Para fazer um curso técnico integrado no IFMS, é preciso ter o ensino fundamental completo. O ingresso é feito por meio de uma prova com questões de português, matemática e conhecimentos gerais.

No técnico integrado, o aluno cursa o ensino médio e as disciplinas da formação técnica ao mesmo tempo.

Para 2018, o IFMS abriu 1.390 vagas em nove opções de cursos oferecidos em dez municípios. Para o técnico integrado em Edificações foram abertas 80 vagas em Aquidauana e 35 em Jardim.

As inscrições no Exame de Seleção 2018 devem ser feitas até 3 de novembro.

Na página do Exame, tem o passo-a-passo de como se inscrever e todas as informações sobre o processo seletivo.

Infraestrutura – O Campus Aquidauana foi o primeiro a oferecer o curso técnico integrado em Edificações, em 2011. Em Jardim, a primeira turma foi aberta em 2016.

Outro curso do eixo tecnológico em Infraestrutura, o técnico subsequente em Desenho da Construção Civil - voltado a estudantes que já concluíram o ensino médio - também é oferecido em Aquidauana.

Atualmente, de acordo com o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o IFMS possui mais de 270 estudantes matriculados em cursos do eixo tecnológico em Infraestrutura.

Indicadores da Indústria da Construção Civil em Mato Grosso do Sul
demanda de profissionais até 2020*
necessidade de técnicos da área*
micro e pequenas empresas instaladas na Região Oeste de MS**