Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS é destaque em festival de teatro com a temática trânsito

IFMS é destaque em festival de teatro com a temática trânsito

Espetáculos encenados por estudantes dos campi Naviraí e Coxim conquistaram o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente, no 9º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).
por Juliana Aragão publicado: 26/10/2018 09h52 última modificação: 08/11/2018 08h13
  • O espetáculo "Nas curvas do Rock and Roll" foi encenado por estudantes de Naviraí - Foto: Juliana Gurgel

O grupo de teatro "Os Carecas", do Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), conquistou o primeiro lugar na categoria juvenil do 9º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, em Campo Grande. Ao todo, 15 espetáculos participaram da etapa estadual.

A premiação foi conquistada com a encenação do espetáculo "Nas curvas do Rock and Roll". O texto aborda questões como a alta velocidade e a utilização do trânsito como ambiente de disputa.

"O texto foi criado de forma coletiva e os atores fizeram aulas de dança. O resultado de toda essa dedicação é que nós vencemos na nossa primeira participação no Fetran", destacou a diretora da peça, Aline Duenha.

Caroline da Silva, 17, aluna do curso técnico em Informática para Internet, atua como a narradora da peça. "É um musical inspirado na década de 1960 em que a gente aborda a questão da conscientização no trânsito. As músicas dão uma incrementada pra não ficar um clima tão pesado", explicou.

A diretora da peça e professora de Artes do Campus Naviraí, Aline Duenha, destaca que a participação no Festival trouxe uma série de novas experiências aos estudantes do IFMS.

"Além do texto, que foi criado de forma coletiva por meio do improviso, os atores também fizeram aulas de dança. O resultado de toda essa dedicação é que nós vencemos na nossa primeira participação no Fetran. A visita à capital também foi algo novo e encantador pra muitos estudantes que nunca tinham saído de Naviraí", complementou.

O projeto que possibilitou a participação da peça no Festival ficou em primeiro lugar na Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi), entre os trabalhos da área de Ciências Humanas. O resultado o classificou para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), que ocorrerá entre 7 e 10 de novembro, em Campo Grande.

Formado em 2016, o grupo de teatro "Os Carecas" é formado por 12 estudantes.

• Estudantes de Coxim levaram a peça "Colecionador de Imprudências" ao Fetran - Foto: divulgação

Coxim - O terceiro lugar na categoria juvenil e o primeiro lugar no voto popular da 9ª edição do Fetran ficaram com a peça "Colecionador de imprudências", encenada pelo grupo de teatro "Inclassificáveis", do Campus Coxim do IFMS.

O texto, do acadêmico Rafael Silva, usa o humor para orientar e provocar a reflexão sobre as imprudências no trânsito.

Ana Paula Araújo, 16, aluna do curso técnico em Alimentos, vive vários personagens. "Uma delas é a Consciência, que tem como característica dar aquelas velhas desculpas ao cometer infrações no trânsito. Já  Garota do Futuro encontra o seu eu no presente e, constantemente, dá conselhos a respeito de como ela deve se comportar ao volante", comentou.

"Foi um ótimo resultado para o IFMS, com três premiações para dois campi. Além disso, foi muito legal ver a integração dos estudantes de Coxim e Naviraí", destacou o diretor da peça, Alexandre Faria.

O diretor da peça e professor de Química, Alexandre Faria, ressalta o resultado positivo para o Instituto Federal.

"Mais de 200 escolas se inscreveram e nós fomos uma das 15 escolhidas nas etapas regionais para participar da fase estadual. Foi um ótimo resultado para o IFMS, com três premiações para dois campi. Além disso, foi muito legal ver a integração dos estudantes de Coxim e Naviraí", destacou.

O grupo de teatro "Os Inclassificáveis" é formado por 16 estudantes.

Fetran - Realizado desde 2010, tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e a reflexão sobre o trânsito, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público escolar.

O Festival é dividido em cinco seletivas regionais: Taquari, Capey, Costa Leste, Morena e Pantanal. Na edição deste ano, houve a participação de 223 espetáculos teatrais de 148 escolas, localizadas em 38 municípios.

O Fetran é organizado em parceria pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande (Agetran), Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação.

registrado em: , , ,