Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS irá ofertar 120 vagas no segundo semestre pelo Sisu

IFMS irá ofertar 120 vagas no segundo semestre pelo Sisu

Cursos serão oferecidos em Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã. Calendário da seleção será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
por Laura Silveira publicado: 25/05/2018 07h53 última modificação: 25/05/2018 07h53
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abrirá 120 vagas na graduação para ingresso no segundo semestre. A oferta é para tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Corumbá, Gestão do Agronegócio, em Ponta Porã, e Sistemas para Internet, em Campo Grande. Serão 40 vagas para cada curso.

Os interessados poderão concorrer às vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O cronograma do processo seletivo ainda não está disponível.

Poderão concorrer às vagas candidatos que prestaram a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas do conhecimento.

Metade das vagas ofertadas pelo IFMS é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Em uma ação afirmativa de caráter local do IFMS, os candidatos da ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. É necessário residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga.

Tanto a opção de cotista como de beneficiário do bônus local deverá ser feita no ato da inscrição no Sisu.

As regras e os prazos da oferta serão divulgados em breve, em edital a ser publicado pelo IFMS na Central de Seleção.

Graduação - Para o primeiro semestre deste ano, o IFMS abriu mil vagas em 16 opções de cursos gratuitos de graduação, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. As vagas foram ofertadas nos dez campi.

Dentre os cursos ofertados, seis eram novos na instituição:

• Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (Jardim)
  • Bacharelado em Engenharia Civil (Aquidauana)
  • Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (Três Lagoas)
  • Licenciatura em Computação (Jardim)
  • Tecnologia em Jogos Digitais (Dourados)
  • Tecnologia em Redes de Computadores (Aquidauana)

Outra novidade no primeiro semestre foi o início da oferta do bacharelado em Agronomia no Campus Naviraí, curso que já era oferecido em Nova Andradina e Ponta Porã.

De acordo com dados de abril do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), mais de 2,2 mil estudantes estão matriculados em cursos de graduação no IFMS.

Indicadores do Inep, que avaliam a qualidade da educação superior no país, apontam o IFMS como a melhor graduação de Mato Grosso do Sul entre as instituições que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações sobre os cursos estão disponíveis na página da Graduação.