Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS leva atividades culturais à escola pública da Capital

Festival de Arte e Cultura

IFMS leva atividades culturais à escola pública da Capital

Atividades fazem parte do Festival de Arte e Cultura e atenderam alunos na Escola Municipal Prefeito Manoel Inácio de Souza, no Bairro Santo Antônio, vizinha à sede da unidade.
publicado: 14/08/2017 17h23 última modificação: 21/09/2017 13h37
Exibir carrossel de imagens Estudantes da escola municipal assistiram as apresentações. Foto: Campus Campo Grande

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou as atividades do Festival de Arte e Cultura nessa segunda-feira, 7, com a promoção de atividades culturais na Escola Municipal Prefeito Manoel Inácio de Souza, no Bairro Santo Antônio, vizinha à sede da unidade.

Foram realizados jogos e brincadeiras com os estudantes, além de apresentações de música e dança.

“A escola já é parceira nossa em outros projetos e achamos interessante ter as atividades direcionadas para alunos do ensino fundamental. As ações foram realizadas por estudantes do IFMS, promovendo extensão e contato com a comunidade”, explicou o coordenador do Festival, Michel Ribeiro.

Nesta terça feira, 8, foi realizada uma visita ao museu José Antônio Pereira e apresentações culturais com violão e o coral da Escola Colibri. Na quarta-feira, 9, será a vez da banda do Comando Militar do Oeste e do Coral do IFMS.

Para quinta-feira, 10, estão previstas as apresentações da Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel e a Camerata de Cordas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Já na sexta-feira, 11, é promovido o Festival de Música, com apresentações na Tenda Central, montada especialmente para o evento dentro da sede definitiva do Campus Campo Grande.

Estão inscritos para realizar apresentações estudantes do IFMS, de escolas estaduais, da UFMS, além de servidores e egressos do Instituto. Serão distribuídos prêmios (medalhas e troféus) entre os melhores participantes, além de certificados.

“Montamos uma tenda com 200 metros quadrados para abrigar as apresentações. Uma das premiações é de torcida popular. Esperamos que haja comparecimento para apoiar os nossos estudantes”, concluiu Michel.

As atividades artísticas e culturais se encerram no sábado, 12, voltadas para a comunidade interna do campus.

Toda a programação do evento está disponível na página oficial do Festival.

Outros municípios - O evento de extensão do IFMS também é promovido nos campi do interior.

A partir desta quarta-feira, 9, o Festival de Arte e Cultura 2017 será realizado pelo Campus Nova Andradina. As atividades são abertas à comunidade externa e serão promovidas no campus local da UFMS.

Já o Campus Dourados está com inscrições abertas para o evento no município. São cinco modalidades artísticas: Música, Crônica Narrativa, Dança, Poesia e Desenho.

Os candidatos podem concorrer na categoria estudantil – voltada a estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou Ensino Médio de escolas públicas ou privadas da região de Dourados – ou na categoria livre, destinada àqueles que não comprovem vínculo estudantil com a Educação Básica.

A idade mínima para a inscrição, em ambas as modalidades, é de 12 anos. Demais requisitos e temas de cada modalidade artísticas estão dispostos no regulamento.

Os interessados devem se inscrever até domingo, 13, também na página do evento.

Além de medalhas e troféus, os primeiros colocados irão ganhar como prêmios a publicação da crônica, desenho ou poesia, gravação da faixa musical ou gravação do videoclipe.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no Teatro Municipal. A entrada é gratuita, sendo facultativa a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade de Dourados. O e-mail para contato é arteecultura.dr@ifms.edu.br.

Em Jardim, o evento será realizado de 22 a 26 de agosto. As atividades ocorrem no campus e também no Centro de Convenções e no Centro de Atendimento ao Turista. Estão previstos concursos culturais em cinco categorias: audiovisual; dança; pintura, desenho e fotografia; música; e literatura (poemas, contos e crônicas).

O contato com a comissão organizadora pode ser feito pelo e-mail festivaldearteecultura2017@gmail.com.

Fomento - O auxílio financeiro total disponibilizado pela instituição para realização da edição 2017 do Festival de Arte e Cultura foi de aproximadamente R$ 108 mil, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promovido pelos campi do IFMS. O Campus Naviraí foi o primeiro a receber o evento neste ano, em maio.

O cronograma da edição 2017 do Festival de Arte e Cultura se encerra em setembro, nos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim e Ponta Porã. A programação local será divulgada posteriormente.

registrado em: ,