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Nova Andradina

IFMS oferta curso a professores da rede municipal

Atividade se destina a professores de Matemática do ensino fundamental. Até o final do ano, 65 docentes serão capacitados.
por Cleyton Lutz publicado: 02/05/2018 08h19 última modificação: 02/05/2018 08h53
Exibir carrossel de imagens Curso foi aberto no último dia 26, na Escola Municipal Professor João de Lima Paes

Curso foi aberto no último dia 26, na Escola Municipal Professor João de Lima Paes

A formação continuada de professores de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental é tema de um curso de extensão ofertado pelo Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As atividades do curso “Matemática nos anos iniciais: uma exploração conjunta”, voltado a professores do 1º ao 5º ano da rede municipal de Nova Andradina, foram abertas no último dia 26, na Escola Municipal Professor João de Lima Paes.

Com encontros semanais, o curso tem duração de 20 horas. Entre os temas abordados estarão o contexto da Matemática na Base Nacional Curricular Comum, além de conteúdos referentes à disciplina como números e operações, grandezas e medidas, tratamento da informação, estruturas lógicas, e espaço e forma. 

“A discussão contínua sobre os métodos e conceitos ensinados em Matemática é salutar e renova a prática docente. Nossa intenção é contribuir com a qualidade da educação municipal”, explicou Matheus Vanzela, coordenador do curso de extensão. 

O coordenador do curso e professor de Matemática do Campus Nova Andradina, Matheus Vanzela, ressalta que a atividade de extensão também busca promover a troca de experiências e a reflexão sobre as práticas adotadas no ambiente escolar.

“A discussão contínua sobre os métodos e conceitos ensinados em Matemática é salutar e renova a prática docente. Nossa intenção, nesse sentido, é contribuir com a qualidade da educação municipal”, explicou. 

Um dos objetivos da iniciativa é, por meio da formação continuada, minimizar problemas relacionados à aprendizagem, possibilitando suporte teórico-metodológico aos professores. Dessa forma, os docentes poderão recriar e adaptar as ideias debatidas durante os encontros. 

Vanzela destaca a atenção que a disciplina deve receber, principalmente junto aos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. “O processo de ensino e aprendizagem traz empoderamento aos indivíduos, propondo reflexões críticas aos arranjos sociais com os quais se depara por meio dos conhecimentos matemáticos. Nesse sentido, é algo que pode e deve ser acessível a todos”.


Rede Municipal – O curso é ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“Trata-se de uma ferramenta importante para que nossos professores, que são pedagogos por formação, possam rever e rediscutir temas relacionados à disciplina, chegando mais preparados à sala de aula”, ressaltou o secretário Municipal de Educação, Fábio Zanatta.  

Inicialmente, foram abertas 20 vagas, mas devido à grande procura o curso ocorrerá com turmas em fluxo contínuo até o final de 2018. No total, 65 professores participarão da formação continuada. 

“Tivemos mais interessados do que esperávamos. O fato de o curso ser ofertado pelo IFMS, com certificação ao término das atividades, contribuiu para o interesse, o que para nós é muito positivo”, comentou o secretário.