Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS participa de etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais

IFMS participa de etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais

Abertura oficial ocorreu na noite de quarta-feira, 29, e contou com o tradicional desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da tocha olímpica. Evento segue até domingo, 2.
por Osvaldo Sato publicado: 31/08/2018 10h33 última modificação: 05/09/2018 12h29

Evento reúne delegações dos institutos federais da região Centro-Oeste - Fotos: Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos do IFGoiano

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa desde a última quarta-feira, 29, da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais, em Goiânia (GO). A delegação é composta por 107 estudantes dos dez campi da instituição, acompanhados por oito servidores.

Além do IFMS, a competição reúne participantes de outros quatro institutos federais da região: Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - que, neste ano, é o organizador do evento - Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal de Brasília (IFB) e Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). No total, são cerca de 600 estudantes disputando os Jogos.

“A etapa regional é mais um evento onde os estudantes podem colocar em prática tudo que aprenderam em suas aulas de educação física, não apenas técnicas e habilidades, mas também questões relacionadas ao trabalho em equipe, a disciplina e o respeito aos adversários”, destacou o diretor de extensão do IFMS, Marcelo Oliveira.

“A etapa regional é mais um evento onde os estudantes podem colocar em prática tudo que aprenderam em suas aulas de educação física, não apenas técnicas e habilidades, mas também questões relacionadas ao trabalho em equipe, a disciplina e o respeito aos adversários”, destacou o diretor de extensão do IFMS, Marcelo Oliveira.

Ele explica que os Jogos ocorrem em até quatro fases, considerando as etapas locais nos campi, a estadual no JIFMS (Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) - realizada neste ano em junho, em Corumbá -, a etapa regional e a nacional.

Expectativas - A expectativa entre os estudantes do IFMS é alta, pois ao mesmo tempo em que disputam a competição, têm a oportunidade de reencontrar amigos e fazer novos.

"Meu coração está à mil, pois é a primeira vez que viajo para tão longe e, ainda, para uma competição que deve ser mais difícil que a etapa local", disse a estudante do Campus Jardim, Hyasmin Brunet.

"Meu coração está à mil, pois é a primeira vez que viajo para tão longe e, ainda, para uma competição que deve ser mais difícil que a etapa local", disse Hyasmin Brunet, aluna do terceiro ano do curso técnico integrado em Edificações do Campus Jardim, que participa de disputas na modalidade de xadrez.

Estreando em etapas regionais, a estudante Juliana Neri, do segundo ano do curso técnico  integrado em Alimentos do Campus Coxim, projeta uma boa participação na prova dos 800 metros. "Estou confiante, acreditando que posso trazer uma medalha para nossa instituição".

Em Goiânia, a estrutura montada no Clube Sesi deve favorecer a interação entre os estudantes, com quase todas as modalidades sendo disputadas em um mesmo local, aumentando também as torcidas pelos colegas.

"Nos Jogos do IFMS em Corumbá fiz amizades que poderei reencontrar em Goiânia, então estou animada também pela viagem, com expectativa de poder reencontrar vários amigos", ressaltou Juliana.

O diretor de Extensão afirma que uma viagem para eventos como este representam oportunidades para a formação dos estudantes.

“Alguns destes estudantes nunca estiveram em outros estados e esta é uma oportunidade para que conheçam a abrangência da Rede Federal da qual fazem parte e também conhecer novas realidades, que contribuirão para sua formação como profissional e cidadão”, apontou Marcelo.

Jogos - A abertura oficial do evento ocorreu na noite de quarta-feira, 29, no Clube Sesi Ferreira Pacheco, em Goiânia. O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, participou do evento.

A cerimônia contou com o tradicional desfile das delegações, bandeiras e equipe de arbitragem, assim como juramento dos atletas e acendimento da tocha olímpica. Após o evento, as delegações participaram de um jantar oferecido pelos anfitriões dos Jogos.

São disputadas onze modalidades esportivas: atletismo, basquete, handebol, futsal, futebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Em todas, o IFMS terá equipes ou atletas representantes.

Todas as competições ocorrem no Clube Sesi, com exceção do atletismo, que será disputado na pista da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As disputas seguem até domingo, 2, com encerramento no mesmo local da abertura.

As equipes (para as modalidades coletivas) e atletas (para individuais) que ganharem esta etapa regional estarão classificados para a fase nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que neste ano será realizada em Fortaleza (CE), no mês de outubro.

Sistema - A organização do evento solicitou ao IFMS a utilização do Cancha, um sistema de gerenciamento de informações para eventos esportivos, desenvolvido como trabalho de conclusão de curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Campo Grande, Tony Ferreira Silva, sob orientação do professor Marcelo Oliveira.

O sistema foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o nome de Cancha e possibilita o gerenciamento de informações como credenciamento das delegações, sorteio das tabelas, publicação de boletins e resultados, entre outras.

Segundo Oliveira, o sistema está sendo continuado  em parceria que envolve o Campus Dourados, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti) e a Pró-reitoria de Extensão do IFMS, visando seu aperfeiçoamento.

registrado em: , ,