Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS promove seminário sobre educação inclusiva em Dourados

IFMS promove seminário sobre educação inclusiva em Dourados

Até a próxima sexta-feira, 13, evento reunirá profissionais de diversas instituições para tratar do tema.
por Juliana Aragão publicado: 10/04/2018 10h50 última modificação: 12/04/2018 14h46

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir desta terça-feira, 10, o II Seminário de Educação Inclusiva, evento aberto ao público que reunirá profissionais de diversas instituições para tratar sobre o tema "Desafios e possibilidades na educação inclusiva".

Organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do campus, o seminário segue até sexta-feira, 13, com palestras sobre o uso de tecnologias assistivas por pessoas com deficiência, atendimento especializado, políticas e gestão da inclusão escolar e formas de avaliação em uma perspectiva inclusiva.

"O evento propõe uma reflexão sobre educação inclusiva tendo como referência as políticas e práticas educativas que promovem a inclusão escolar, e busca contribuir para a formação dos membros dos Napne do IFMS e demais profissionais da educação na região da Grande Dourados", destacou o coordenador local do Napne, Jair dos Santos.

A realização do Seminário recebe auxílio financeiro do IFMS via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi). A seleção de propostas de eventos de caráter extensionista foi feita pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) por meio do edital nº 047/2017

"O evento propõe uma reflexão sobre educação inclusiva, e busca contribuir para a formação dos membros dos Napne do IFMS e demais profissionais da educação na região da Grande Dourados", destacou o coordenador local do Napne, Jair dos Santos.

Programação - Todas as palestras ocorrerão no auditório do bloco 10 do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), localizado na Rua Balbina de Matos, 2.121, Jardim Universitário.

A abertura do evento será nesta terça-feira, 10, às 19h. Em seguida, as professoras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Ana Paula Oliveira e Grazielly do Nascimento ministram, respectivamente, as palestras "Inclusão acadêmica: relato de experiência" e "Tecnologia, acessibilidade e educação: desafios e perspectivas".

Na quarta-feira, 11, às 18h30, o professor Ricardo do Nascimento (IFMS), fala sobre o uso de recursos de tecnologia assistiva por pessoas com deficiência. Às 20h20, Aurélio Alencar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ministra a palestra "A aquisição de Libras e o aluno surdo: um estudo sobre as formas de comunicação na escola e na família".

O atendimento especializado a estudantes com dislexia é o tema da palestra que abre a programação de quinta-feira, 12, às 18h30. O assunto será tratado pela psicopedagoga Claudia Cristina Pinheiro. A partir das 20h20, a professora Annye Souza (UFGD) fala sobre as estratégias psicopedagógicas junto ao estudante com discalculia.

Na sexta-feira, 13, a programação será no período da manhã. Às 8h, Cristina Santana (Semed) faz palestra sobre a avaliação da aprendizagem do aluno com deficiência numa perspectiva inclusiva. A partir das 9h50, o professor Washington Nozu (UFGD) encerra o seminário com o tema "Inclusão escolar: tópicos de política e gestão".

As inscrições para a participação nas palestras estão encerradas.

Napne - Paralelamente ao Seminário, será realizado o IV Encontro dos Napne do IFMS. Os coordenadores dos núcleos dos dez campi da instituição estarão reunidos para troca de experiências e alinhamento de ações.

A pauta prevê que sejam tratados dois temas centrais: a reestruturação do Regulamento do Napne e a contratação de profissionais de nível superior para atendimento a estudantes com necessidades educacionais específicas.

Atualmente, o IFMS atende 76 estudantes com necessidades educacionais específicas em nove campi.

registrado em: ,