Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS publica novo Plano de Desenvolvimento Institucional

PDI 2019-2023

IFMS publica novo Plano de Desenvolvimento Institucional

Documento que define objetivos e metas da instituição para os próximos cinco anos foi elaborado com a participação da comunidade e aprovado pelo Conselho Superior em reunião extraordinária.
por Juliana Aragão publicado: 13/12/2018 14h04 última modificação: 23/02/2022 09h10
Exibir carrossel de imagens Conselho Superior aprovou documento em reunião extraordinária

Conselho Superior aprovou documento em reunião extraordinária

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira, 13, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023). O documento que define objetivos e metas da instituição para próximos cinco anos foi aprovado nessa quarta-feira, 12, em reunião extraordinária do Conselho Superior (Cosup). 

O reitor e presidente  do Cosup, Luiz Simão Staszczak, destacou a importância do planejamento estratégico para que o IFMS cumpra com sua missão. 

"A partir deste PDI iremos planejar  programas e projetos institucionais, por meio dos quais serão elaborados os planos de ação, sempre com o foco em atingirmos nossas metas e promovermos a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade", pontuou o reitor Luiz Simão Staszczak.

"Será a partir deste PDI que iremos planejar, pelos próximos cinco anos, os programas institucionais, os projetos decorrentes desses programas e os planos de ação locais, seja da reitoria ou dos campi, sempre com o foco em atingirmos nossas metas e promovermos a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade".

A relatoria do processo foi presidida pelo diretor-geral do Campus Corumbá, Sandro Santos. "O PDI 2019-2023 demonstra a maturidade da instituição no que tange à elaboração de seu planejamento. Trata-se de um trabalho muito bem estruturado e com a participação efetiva da comunidade interna".

Durante a reunião, o reitor lembrou que a aprovação do PDI 2019-2023 ocorre neste mês, em que o IFMS completa 10 anos de criação. Gustavo Ojeda, conselheiro que representa os egressos no Conselho Superior, falou sobre a relação entre esses dois marcos históricos da instituição.

"A aprovação do PDI após uma década de criação do IFMS demonstra que a instituição analisou o que foi feito, avaliou o que precisa ser melhorado e, daqui pra frente, traçará novas perspectivas que irão nortear as ações futuras. Tudo isso para proporcionar formação tecnológica e humana de qualidade", comentou Gustavo.

PDI 2019-2023 - O documento - instrumento do Ministério da Educação (MEC) para avaliar cursos superiores e recredenciar instituições de ensino - identifica o IFMS quanto à filosofia de trabalho, à missão, às diretrizes pedagógicas que orientam as ações, à infraestrutura organizacional e às atividades que desenvolve ou pretende desenvolver.

Com 15 capítulos, o Plano trata sobre perfil institucional, organização administrativa, oferta de cursos, gestão de pessoas, políticas de atendimento aos discentes, infraestrutura, biblioteca, promoção da acessibilidade e de atendimento diferenciado a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional, gestão financeira e orçamentária e gestão de riscos.

O capítulo 5 traz o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que define os princípios filosóficos e teórico-metodológicos do IFMS, traz informações sobre a organização didático-pedagógica e sobre as ações que a instituição adota para atender as diretrizes pedagógicas. O capítulo também traz um resumo das políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

O Plano de Metas, capítulo 7 do documento, traz os macro-objetivos institucionais para os próximos cinco anos, bem como os respectivos objetivos, metas e indicadores.

PDI 2019-2023 na íntegra está disponível na página Planos Institucionais.

Histórico - Dividido em etapas de preparação, diagnóstico, construção e aprovação, o processo de elaboração do PDI 2019-2023 durou oito meses e foi marcado por ações que proporcionaram a participação social.

As comunidades interna e/ou externa tiveram a oportunidade de contribuir em diversas etapas, como na Revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS e na consolidação do novo Mapa Estratégico da instituição, durante o evento "Futuro em Construção", realizado em maio, em Campo Grande.

Audiências públicas foram realizadas nos dez municípios onde o IFMS tem campus, e a campanha "O IFMS que você quer" possibilitou que qualquer cidadão enviasse sugestões à instituição por mensagens em texto ou vídeo.

Em agosto, mais de 40 gestores da instituição se reuniram para consolidar o Plano de Metas, documento que define os macro-objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos.

O evento "Consolidação dos Trabalhos do Plano de Metas do IFMS" contou com participação do reitor, pró-reitores, diretores executivos e sistêmicos, além dos diretores gerais, de ensino e de administração dos dez campi e de representantes dos órgãos de apoio e controle da instituição.

O processo de elaboração do PDI foi coordenado pela Comissão Central e por subcomissões de apoio cujos membros foram designados pela Portaria nº 1.214, publicada na edição nº 34 do Boletim de Serviço do IFMS.

* Matéria modificada às 9h10 de 23/02/2022 para substituição do link de acesso ao PDI 2019-2023, uma vez que o documento foi atualizado em 2020.