Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS retoma atividades da Feira Agroecológica em Corumbá

IFMS retoma atividades da Feira Agroecológica em Corumbá

Projeto, realizado desde o ano passado, se concentra na comercialização de produtos cultivados sem utilização de agrotóxicos e na capacitação de produtores rurais.
por Cleyton Lutz publicado: 03/04/2019 11h14 última modificação: 03/04/2019 11h14
Exibir carrossel de imagens Feira ocorre às quintas-feiras, no campus do IFMS

Feira ocorre às quintas-feiras, no campus do IFMS

O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) reinicia as atividades do projeto de extensão “Revitalização organizacional e capacitação dos produtores da Feira Agroecológica”. A iniciativa, promovida desde 2018, visa ampliar a renda de produtores rurais e oferecer produtos livres de agrotóxicos à comunidade.

Desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e vinculado ao Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal, o projeto prevê a realização da feira nas três instituições.

No IFMS, a Feira Agroecológica é realizada no campus - localizado na Rua Pedro de Medeiros, s/nº, Bairro Popular Velha - todas às quintas-feiras, das 8h às 11h, e reúne produtores rurais dos municípios de Corumbá e Ladário.

“As atividades visam ampliar a qualidade de vida dos servidores e da comunidade em seu entorno, incentivando o consumo de alimentos que não possuem agrotóxico em seu cultivo”, destacou a coordenadora do projeto, Flávia Camargo.

A partir desta quinta-feira, 4, serão comercializados itens como doces, frutas, hortaliças, legumes, queijos e produtos derivados da bocaiuva, fruto de uma palmeira típica do Cerrado.

O projeto tem outras ações, como um curso de capacitação em Soldagem, com carga horária de 80 horas, que permitirá aos participantes confeccionarem suas próprias barracas para utilização na feira.

“O projeto busca contribuir com o engajamento dos produtores rurais por meio da capacitação que influencie na motivação, nas relações e nas habilidades dos mesmos, bem como proporcionar o acesso a produtos em transição orgânica”, explicou a coordenadora Flávia Camargo, psicóloga do campus.

A equipe do projeto reúne ainda professores e estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia, além de servidores técnico-administrativos e membros externos.

Mais informações sobre a Feira Agroecológica do IFMS podem ser obtidas pelo telefone (67) 3234-9101 ou pelo e-mail .

Qualidade de vida – Flávia destaca ainda que o projeto se propõe a reafirmar o papel da instituição e seu compromisso com a educação, de forma a interagir no contexto social ao qual está inserida.

“Todas as atividades desenvolvidas visam ampliar a qualidade de vida dos servidores e da comunidade em seu entorno, incentivando o consumo de alimentos que não possuem agrotóxico em seu cultivo”, complementou.

Além da feira e do curso de capacitação, o projeto prevê a realização do workshop “Sustentabilidade, empreendedorismo e agricultura familiar: desafios e oportunidades”. Contemplada com apoio financeiro institucional no edital nº 072/2018, a atividade será realizada durante a Semana do Meio Ambiente do IFMS.

O evento, que ocorrerá entre 3 e 8 de junho nos dez campi, terá como tema “Educação profissional e sustentabilidade”