Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS sedia fase estadual de Maratona de Programação

Três Lagoas

IFMS sedia fase estadual de Maratona de Programação

Competição reúne estudantes da área da Computação do MS. Inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 24.
por Cleyton Lutz publicado: 22/08/2018 11h07 última modificação: 22/08/2018 11h09
IFMS No ano passado, seis equipes do IFMS participaram do evento

No ano passado, seis equipes do IFMS participaram do evento

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediará no dia 15 de setembro a fase estadual da Maratona de Programação, evento promovido pela instituição em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 

A maratona se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática. 

A competição visa promover nos participantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas. A etapa estadual classificará o vencedor para a Final Brasileira, que será disputada em Salvador (BA), no mês de novembro.  

Cada equipe participante deverá ser composta três estudantes, além de um suplente, e de um coach, professor que atuará como treinador da equipe. Os estudantes terão à sua disposição um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para resolver os problemas propostos. 

“As equipes receberão 10 ou mais problemas e terão que desenvolver um programa para resolvê-los. Os problemas são padronizados para todas as sedes, exigindo entendimento de lógica de programação”, explicou o diretor local do evento, Douglas Toledo, docente do Campus Três Lagoas.  

Inscrições - Podem ser feitas pelos coachs das equipes até sexta-feira, 24, na página do evento, local onde também estão disponíveis o valor das inscrições e demais informações sobre a Maratona. Não existe um número limite de equipes participantes.  

Uma mesma pessoa pode ser coach de vários times e deve ser professor da instituição representada ou ser indicado para a função. O mesmo coach pode representar todos os times da instituição. 

Programação - Será realizada no dia 15 de setembro no Campus Três Lagoas do IFMS (Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras). A Maratona terá início às 9 horas com a entrega dos materiais aos participantes. Antes do almoço, ocorrerá ainda uma sessão de aquecimento.

“Muitas empresas de tecnologia prezam por alunos que tenham participado ou vencido a Maratona. Os desafios propostos, além do trabalho em equipe e do conhecimento em lógica de programação, exigem o entendimento do contexto e da regra de negócio, algo necessário para a área acadêmica e para o mercado de trabalho”, apontou o diretor local do evento, Douglas Toledo.

Já o início da competição está programado para às 14 horas, com duração total de cinco horas. O encerramento do evento será com a divulgação do resultado e premiação dos participantes.  

No total, a competição mobilizará 34 voluntários em sua organização e conta com o apoio de empresas da região. Toledo destaca que a importância do evento vem aumentado ao longo dos últimos anos. 

“Muitas empresas de tecnologia prezam por alunos que tenham participado ou vencido a Maratona, reconhecendo o evento como diferenciado. Os desafios propostos, além do trabalho em equipe e do conhecimento em lógica de programação, também exigem dos estudantes o entendimento do contexto e da regra de negócio, algo necessário tanto para a área acadêmica quanto para o mercado de trabalho”.

Maratona - É realizada pela SBC desde 1996. Além de Três Lagoas, as fases regionais ou estaduais serão realizadas em outros 56 municípios brasileiros. 

Essa é a segunda vez que o IFMS sedia o evento. Em 2013, ele foi realizado em Nova Andradina pelo campus do IFMS. Já no ano passado, a Maratona ocorreu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) do mesmo município, tendo o Instituto como parceiro. 

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas na página da Maratona MS 2018. O contato em caso de dúvidas pode ser feito pelo telefone (67) 3509-9506 ou pelo e-mail douglas.toledo@ifms.edu.br.

registrado em: