Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Incubadora do IFMS vai apoiar negócios de estudantes

Pesquisa e Inovação

Incubadora do IFMS vai apoiar negócios de estudantes

Podem participar os estudantes regularmente matriculados e cursando a partir do 1º semestre nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí e Nova Andradina.
publicado: 21/03/2017 14h24 última modificação: 28/08/2017 13h24

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu a seleção para pré-incubação de ideias ou projetos de negócios por meio da Incubadora de Empresas TecnoIF. O edital com as regras está disponível na Central de Seleção.

Podem participar os estudantes regularmente matriculados e cursando a partir do 1º semestre nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí e Nova Andradina, que já estão com incubadoras funcionando. Nos demais campi, é necessário consultar a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (Copei) para saber se é possível participar do processo seletivo.

“Este edital é histórico para as ações de empreendedorismo inovador do IFMS, pois é o primeiro que abrange todos os campi. É o resultado de um trabalho, que antecede a gestão atual da pró-reitoria, por meio da construção do Programa de Empreendedorismo Inovador aprovado no final de 2016. Várias ações serão desencadeadas e novos talentos empreendedores irão aparecer”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

Inscrições – Devem ser feitas por meio da ficha de inscrição online. O prazo segue até 23 de abril.

Além do preenchimento da ficha, o candidato representante do projeto deverá encaminhar o comprovante de matrícula e o termo de compromisso do empreendedor bolsista, digitalizados em arquivo único no formato PDF, para o e-mail da Coordenação de Empreendedorismo Inovador (coemi@ifms.edu.br). No campo assunto do e-mail, deve-se identificar com o título “[Edital de Pré-Incubação 2017] Inscrição de candidatos”.

A seleção visa apoiar ideias, propostas ou projetos apresentados por estudantes do IFMS, individualmente ou em grupo. O empreendedor pré-incubado receberá suporte técnico, gerencial e capacitação, visando à formação do seu perfil empreendedor e orientação para a elaboração do Modelo e Plano de Negócios do seu empreendimento.

A Incubadora de Empresas do IFMS é um agente facilitador  no  processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo Instituto em seus aspectos técnicos e gerenciais.

Seleção – Será dividida em duas etapas, gerenciadas pelo coordenador local da incubadora do IFMS. Na primeira etapa serão realizados dois treinamentos sobre direitos e deveres do participantes e sobre elaboração de apresentações no formato Pitch.

Na segunda etapa, o proponente deverá apresentar o projeto para a banca multidisciplinar de avaliação.

Serão selecionados os projetos que atenderem os critérios de possuir caráter inovador, potencial de impacto socioeconômico, foco no negócio com demanda regional e possibilidade viabilização/implantação.

O resultado provisório da seleção será divulgado no dia 9 de maio.

Apoio Financeiro – O estudante selecionado receberá uma bolsa de fomento ao empreendedorismo inovador de R$ 600, parcelado em seis vezes, durante o período de incubação.

Serão concedidas até 40 bolsas, sendo quatro por campus.

Ascom/IFMS