Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Incubadora registra 48 ideias e projetos de negócios inscritos

Incubadora registra 48 ideias e projetos de negócios inscritos

publicado: 26/04/2017 15h41 última modificação: 24/10/2017 13h27

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa segunda, 24, a lista de inscritos na seleção de ideias e projetos para a Incubadora de Empresas TecnoIF. O documento está disponível na Central de Seleção.

Participam do processo 48 alunos de Aquidauana (8), Campo Grande (6), Corumbá (4), Jardim (7), Naviraí (17) e Nova Andradina (6), campi em que as incubadoras estão funcionando.

“Estamos satisfeitos com a procura dos estudantes neste primeiro edital, que abriu a oportunidade para todos os campi participarem. Cremos que é o início da implantação de uma cultura empreendedora mais consolidada dentro do IFMS”, avaliou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

A seleção visa apoiar ideias, propostas ou projetos apresentados por estudantes do IFMS, individualmente ou em grupo. São ofertadas até quatro bolsas de fomento ao empreendedorismo inovador por cada campus. O estudante que tiver a ideia selecionada receberá o valor de R$ 600, parcelado em seis vezes, durante o período de incubação.

Aqueles que não forem contemplados com as bolsas poderão entrar na pré-incubação de forma voluntária, dependendo das vagas disponibilizadas por cada unidade da TecnoIF.

Seleção – Será em duas etapas. Até sexta-feira, 28, é realizada a primeira, que consiste na realização de dois workshops com os inscritos, sobre o processo seletivo da TecnoIF, no qual será explicado aos proponentes sobre seus direitos e deveres ao participar da pré-incubação; e outro sobre como elaborar apresentações no formato Pitch.

Já na segunda etapa, prevista para a semana que vem, o proponente deverá apresentar o projeto para a banca multidisciplinar de avaliação, abordando tópicos como oportunidade de negócio vislumbrada, produtos e/ou serviços propostos e concorrentes, segmentos de clientes, diferenciais do negócio em relação ao que já existe, entre outros.

Os resultados provisório e final da seleção serão divulgados nos dias 9 e 12 de maio, respectivamente. Já o período de pré-incubação seguirá até novembro.

O empreendedor pré-incubado receberá suporte técnico, gerencial e capacitação, visando à formação do seu perfil empreendedor e orientação para a elaboração do Modelo e Plano de Negócios do seu empreendimento.

“A pré-incubação é o primeiro passo da TecnoIF na instituição. O objetivo, neste momento, é despertar nos estudantes o olhar do empreendedorismo e da inovação, e fomentar a visão de empresário”, apontou a coordenadora-geral da TecnoIF, Lilyan Cristaldo.

TecnoIF – A Incubadora de Empresas do IFMS é um agente facilitador no processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo Instituto em seus aspectos técnicos e gerenciais.

“Queremos capacitar os estudantes para tenham uma visão objetiva da ideia, identificar se realmente atende um problema de mercado, se há demanda, se é lucrativa como o esperado, ou seja, identificar a viabilidade do negócio. O estudante aprenderá a pôr no papel todo o funcionamento da empresa, podendo visualizar como funcionará na prática antes de abri-lo”, ressaltou Lilyan.

Tais capacitações serão proporcionadas durante a pré-incubação. Poderão ser ofertadas pela equipe de gestão local das unidades da TecnoIF ou por parceiros da incubadora.

Ao final da pré-incubação, o empreendimento cujo plano de negócio for considerado viável poderá ser vinculado à TecnoIF, na categoria de empresa incubada, mediante aprovação dos gestores da incubadora.

De acordo com a Coordenação-Geral da TecnoIF, o próximo passo será abrir a oportunidade para o público externo e, então, poder incubar empresas, prestando auxílio para melhorar os aspectos de gestão e ter uma visão de global do negócio.

registrado em: , , ,