Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciado período de campanha eleitoral dos candidatos

Eleições 2019

Iniciado período de campanha eleitoral dos candidatos

Ao todo, 21 servidores concorrem aos cargos de reitor do IFMS e diretor-geral dos campi. Campanha segue até 4 de outubro.
por Cleyton Lutz publicado: 16/09/2019 10h30 última modificação: 17/09/2019 08h37

Teve início nesta segunda-feira, 16, a campanha eleitoral dos candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O período segue até 4 de outubro.

Três candidatos concorrem ao cargo de reitor do Instituto e outros 18 aos cargos de diretor-geral nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

resultado final das inscrições homologadas, após o período para recurso, foi publicado na última quarta-feira, 11.

O plano de gestão de cada candidato está disponível na Página das Eleições 2019. No mesmo local também é possível consultar demais informações sobre eles, além de todas as regras que regem o processo eleitoral. 

As agendas dos candidatos ao cargo de reitor foram divulgadas por meio da Deliberação nº 011/2019.

Conheça os candidatos:

Cargos Candidatos
Reitor do IFMS Elaine Cassiano
Jiyan Yari
Professor Simão
Diretor-geral – Aquidauana Hilda Romero
Professor Leandro de Jesus
Diretor-geral – Campo Grande Professor Dejahyr
Professor Robson
Diretor-geral – Corumbá Wanderson Batista
Diretor-geral – Coxim  Angela Kwiatkowski
Professor Fernando Silveira
Diretor-geral – Dourados Professor Carlos
Diretor-geral – Jardim Nilson
Sirley Rojas
Diretor-geral  Naviraí Professor Matheus
Diretor-geral  Nova Andradina Claudio Sanavria
Professor Júlio
Diretor-geral – Ponta Porã Izidro
Marcos P. Vilhanueva
Diretor-geral – Três Lagoas Maycon Rotta
Professor Ápio
Walterisio

Campanha - É livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público. Durante o período da campanha, os candidatos poderão: 

  • Fazer campanha individual em lanchonetes, pátios, corredores;
  • Realizar reuniões com os segmentos para divulgação do plano de gestão, devidamente acompanhadas pela comissão eleitoral local;
  • Confeccionar broche (botton), panfletos, cartazes em folha tarmanho A3, banners, bandeiras e faixas, respeitando as dimensões pré-determinadas;
  • Criar um vídeo de até 5 minutos para apresentação de suas propostas, que será publicado Página das Eleições;
  • Produzir cartazes com foto, apresentação, propostas e outras informações pertinentes, respeitando as dimensões pré-determinadas;
  • Utilizar perfis em redes sociais e e-mails pessoais. 

Não é permitido o uso da logomarca do IFMS em materiais de campanha. Em todo material impresso deve constar o nome e CNPJ da gráfica em que o mesmo foi confeccionado.  

As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 005/2019, que apresenta orientação de campanha, procedimento das reuniões e debates. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central. 

Debates - Ocorrerão nos campi e reitoria nos dias 7 e 8 de outubro. A agenda foi determinada pela Deliberação nº 009/2019:

Cargo Data Local Horário
Reitor do IFMS 07/10 Reitoria - Sala do Cosup 15h
Diretor-geral – Nova Andradina 07/10 Câmara Municipal (R. São José, 664) 19h
Diretor-geral – Aquidauana 08/10 Campus - Biblioteca 18h
Diretor-geral – Campo Grande 08/10 Campus - Sala 105, bloco A 18h
Diretor-geral - Corumbá 08/10 Campus - Auditório 17h
Diretor-geral – Coxim 08/10 Campus - Auditório 19h30
Diretor-geral – Dourados 08/10 Campus - Auditório 18h
Diretor-geral – Jardim 08/10 Campus - Auditório 15h30
Diretor-geral – Naviraí 08/10 Campus - Auditório 15h30
Diretor-geral – Ponta Porã 08/10 Campus - Auditório 15h30
Diretor-geral – Três lagoas 08/10 Campus - Auditório 18h

Os debates terão duração máxima de duas horas e meia, mediados pelas comissões eleitorais e divididos em quatro blocos, versando sobre o plano de gestão dos candidatos. Será permitida a presença de todos os segmentos do IFMS. 

Eles serão gravados e poderão ser transmitidos ao vivo, conforme a realidade de cada campus, desde que coordenado pela comissão local e, posteriormente, disponibilizado para exibição no perfil do Instituto e mídias sociais, na íntegra. 

Votação - Ocorrerá no dia 9 de outubro nas unidades do IFMS, por meio de sistema eletrônico, sendo o voto secreto e facultativo. Os eleitores serão identificados por crachá ou documento oficial com foto.  

No processo de consulta, será atribuído o peso de um terço para docentes, um terço para técnico-administrativos e um terço para discentes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento. Os eleitores poderão votar fora de sua seção eleitoral. O voto em trânsito será facultado nos casos especificados no Regulamento Eleitoral. 

A apuração começará no mesmo dia da votação, a partir das 20h30. A divulgação dos candidatos eleitos será feita no dia seguinte. Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.

Em caso de dúvida sobre o processo eleitoral, o contato pode ser feito pelo e-mail .