Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições de ideias inovadoras seguem até final do mês

Governo Francês

Inscrições de ideias inovadoras seguem até final do mês

Estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFMS podem apresentar ideias inovadoras, voltadas ao setor automotivo francês.
por Osvaldo Sato publicado: 20/07/2017 08h22 última modificação: 14/08/2017 12h23

O prazo de inscrições para o processo de seleção de ideias inovadoras, voltadas exclusivamente ao setor automotivo francês, encerra no dia 31 de julho. Podem participar estudantes, docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A instituição firmou parceria com o governo da França, com o objetivo de promover ações conjuntas nas áreas acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural.

Nesta primeira ação, os interessados devem apresentar soluções tecnológicas para 41 demandas, entre as quais inovações de iluminação interior, sistema de detecção automática de nevoeiro de baixo custo, calotas com materiais inovadores, entre outras.

Dentre as áreas contempladas nas demandas, existem aquelas que possuem relação direta com cursos ofertados no IFMS, como Informática, Mecânica e Eletrotécnica. Entretanto, devido à multidisciplinaridade das demandas, pesquisadores de outras áreas também poderão participar com suas ideias.

Submissões - Para participar da seleção, o interessado deverá submeter um vídeo de, no máximo, dois minutos, explicando a ideia inovadora de forma clara e objetiva, demonstrando sua viabilidade e processos necessários até o produto final.

O vídeo deve ser submetido até 31 de julho na página da seleção, na qual também é possível ter acesso à lista completa de demandas e assistir a um vídeo explicativo sobre como participar do processo seletivo.

As ideias submetidas vão compor um banco de dados da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e serão compartilhadas com o governo francês. A previsão é que as propostas de interesse do país investidor sejam discutidas com os proponentes em agosto, quando representantes da França farão uma visita ao IFMS.

Parceria - As ações do acordo geral de cooperação firmado entre o IFMS e o Consulado Geral da França em São Paulo também poderão abranger o intercâmbio de estudantes e servidores para a realização de atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão em nível técnico, tecnológico, de graduação e pós-graduação, além da troca de documentos e informações sobre o desenvolvimento das ações conjuntas.

Mais informações sobre a parceria e a seleção de ideias inovadoras podem ser obtidas pelo e-mail propi@ifms.edu.br ou pelo telefone (67) 3378-9599.