Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições de trabalhos para feiras encerram na quinta-feira

Feiras de Ciência e Tecnologia

Inscrições de trabalhos para feiras encerram na quinta-feira

Feiras de Ciência e Tecnologia serão realizadas em outubro, nos dez municípios onde estão localizados os campi da instituição.
por Osvaldo Sato publicado: 12/09/2017 16h05 última modificação: 16/10/2017 10h22
Divulgação

O período para inscrições de trabalhos para as Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) se encerra nesta quinta-feira, 14. As Feiras serão realizadas em outubro, nos dez municípios onde estão localizados os campi da instituição.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do trabalho por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

As feiras selecionam trabalhos de iniciação científica de estudantes das escolas públicas e privadas dos municípios contidos nas áreas de abrangência dos dez campi da instituição.

Os estudantes apresentarão seus trabalhos e participarão da seleção que premiará os melhores classificados com certificados, medalhas, troféus e credenciais para participar de outros eventos científicos (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul - Fetec-MS e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace ).

Podem participar da seleção projetos de estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos após novembro de 2016.

Cada trabalho deve ter um orientador e, no máximo, três estudantes. Há possibilidade do trabalho ter ainda um co-orientador.

Estudantes de escolas localizadas em municípios onde não será realizada a Feira também podem participar. A inscrições, neste caso, deve ser feita de acordo com a área de abrangência de cada campus.  A relação das cidades vinculadas a cada unidade do IFMS está disponível no edital de abertura.

Mais informações estão disponíveis na Página das Feiras, no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

Seleção – Os trabalhos submetidos serão avaliados por um comitê de pré-avaliação e seleção, formado por professores do campus onde cada feira será realizada. A análise compreende homologação das inscrições e avaliação dos resumos.

Os critérios utilizados para análise serão a criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

A lista de trabalhos selecionados deve ser divulgada até 30 de setembro.

Os proponentes dos trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas Feiras, como caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral, conforme orientações contidas no edital.

Premiação - Serão premiados os três melhores trabalhos de nível médio ou técnico integrado de nível médio, de cada uma das cinco áreas do conhecimento, além de projetos de nível fundamental.

Os mais bem colocados nestas categorias serão credenciados para a Fetec-MS, que será realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em novembro, na Capital.

Haverá ainda premiação para melhor pôster/banner; melhor maquete/protótipo; melhor apresentação oral; melhor relatório; melhor projeto na categoria nível médio/técnico.

Cronograma – Confira na tabela abaixo as datas das Feiras em cada município, que integram a programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS:

Campus Feira Data
Aquidauana Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 16 e 17 de outubro
Campo Grande Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 19 a 21 de outubro
Corumbá Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) 19 a 21 de outubro
Coxim Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx) 19 e 20 de outubro
Dourados Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 19 e 20 de outubro
Jardim Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste) 18 a 21 de outubro
Naviraí Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi) 19 de outubro
Nova Andradina Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) 17 e 18 de outubro
Ponta Porã Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron) 18 e 19 de outubro
Três Lagoas Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel) 17 e 18 de outubro