Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para 1.350 vagas no técnico integrado começam na segunda-feira

Exame de Seleção 2019

Inscrições para 1.350 vagas no técnico integrado começam na segunda-feira

IFMS oferece nove opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios. Prazo de inscrições segue até 5 de novembro.
por Paulo Gomes publicado: 06/09/2018 08h35 última modificação: 06/09/2018 08h42

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre na segunda-feira, 10, as inscrições no Exame de Seleção 2019, processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio. São ofertadas 1.350 vagas distribuídas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

São oferecidas nove opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2019. Outra regra é que o estudante tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

O edital de abertura do Exame de Seleção 2019 está disponível na Central de Seleção do IFMS. O candidato deve ler o documento atentamente para compreender as regras do processo seletivo e não perder os prazos do cronograma.

Inscrições - Deverão ser feitas até 5 de novembro, pela Central de Seleção.

Primeiro, o interessado deverá fazer o cadastro na Página do Candidato da Central de Seleção. Quem já é cadastrado no sistema não precisa preencher os dados novamente. Depois, é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos pelo IFMS.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá consultar as Orientações para Cadastro e Inscrição.

Importante: só serão aceitas inscrições feitas com o CPF do próprio candidato. Não são aceitos os números do documento dos pais ou responsáveis.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00, e o pagamento poderá ser feito até 8 de novembro.

Os candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública ficarão isentos da taxa de inscrição. O pedido de isenção deverá ser feito entre 10 de setembro e 19 de outubro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” e anexando o documento comprobatório.

Ação Afirmativa - Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita  igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova - Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

Os candidatos deverão responder 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final do Exame de Seleção 2019 e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o contato com a Comissão do Exame de Seleção 2019 deve ser feito pelo e-mail processoseletivo@ifms.edu.br.

Técnico Integrado - O estudante cursa, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

No IFMS, todos os cursos são oferecidos gratuitamente.

Mais informações sobre cada opção ofertada pelo Exame de Seleção 2019 estão disponíveis na página dos Cursos Técnicos Integrados.

Quadro de Vagas

Informática Matutino 40
Três Lagoas Eletrotécnica Matutino 80
Informática Vespertino 80

¹ Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
² Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.