Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para 200 vagas em cursos técnicos seguem até janeiro

Subsequente e Proeja

Inscrições para 200 vagas em cursos técnicos seguem até janeiro

Oferta é para os campi Aquidauana, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Central de Seleção.
por Laura Silveira publicado: 15/12/2017 07h00 última modificação: 03/01/2018 13h20
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até 10 de janeiro as inscrições para a seleção com 200 vagas em cursos técnicos de nível médio subsequentes e integrado, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção, na qual também está disponível o Edital nº 077/2017, com as regras do processo seletivo.

As opções são os cursos técnicos subsequentes em Agricultura e Informática para Internet, no Campus Ponta Porã, Manutenção e Suporte em Informática em Três Lagoas, e Zootecnia, em Nova Andradina. Para concorrer às vagas, é necessário ter o ensino médio completo ou equivalente.

Em Aquidauana, a oferta é para o curso técnico integrado em Edificações, na modalidade Proeja. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, prevista para janeiro.

As vagas em cada curso e município estão dispostas na tabela abaixo.

Cronograma - A seleção e a classificação dos candidatos serão feitas por sorteio eletrônico, marcado para 15 de janeiro. A classificação final e a primeira chamada serão divulgadas no dia 19.

As matrículas dos convocados na primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 22 e 26 de janeiro. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro.

O cronograma completo do processo seletivo está disponível no anexo I do edital.

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram a escolaridade mínima exigida na rede pública, comprovarem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, e/ou aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção por essas vagas deverá ser manifestada no ato da inscrição. Na matrícula, o candidato deverá apresentar a documentação que comprova a condição de cotista.

Cursos – Todos são gratuitos. Nos subsequentes, é ofertada a formação técnica na área escolhida por um período mínimo de um ano e meio. O diploma é válido para o exercício profissional.

Na modalidade Proeja, o estudante faz o ensino médio e as disciplinas do técnico ao mesmo tempo. O curso tem duração de três anos. Ao final, o formando poderá ingressar no mundo do trabalho ou no ensino superior.

 Vagas

Município Curso Técnico Turno Vagas
Aquidauana Integrado em Edificações (Proeja) Noturno 40
Nova Andradina Subsequente em Zootecnia Matutino 40

Ponta Porã
Subsequente em Agricultura Noturno 40
Subsequente em Informática para Internet Noturno 40
Três Lagoas Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática Noturno 40