Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Auxílio Monitoria seguem até sexta-feira

Estudante

Inscrições para Auxílio Monitoria seguem até sexta-feira

São ofertadas 197 vagas de monitor para diversas disciplinas nos dez campi do IFMS.
por Cleyton Lutz publicado: 13/03/2018 11h29 última modificação: 14/03/2018 09h39

Estão abertas até a próxima sexta-feira, 16, as inscrições para o Programa Auxílio Monitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os interessados devem se inscrever nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. São ofertadas 197 bolsas. 

A seleção se destina a estudantes dos cursos técnicos e de graduação. A relação das vagas disponíveis para cada campus consta no edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Para efetuar a inscrição, o discente deve apresentar na Central de Relacionamento (Cerel) do campus o requerimento de inscrição preenchido e assinado, histórico escolar parcial, originais e cópias de documento de identificação com foto e CPF. O estudante poderá se candidatar apenas para uma área. 

Os discentes dos cursos técnicos receberão o auxílio no valor de R$ 150 mensais, enquanto que os de graduação terão direito ao valor de R$ 200 mensais, com vigência no primeiro semestre de 2018, sendo a primeira parcela referente a abril e a última ao mês junho. 

Requisitos – Podem participar do processo seletivo discentes que estejam cursando a partir do 2º período, tenham sido aprovados nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida e possuam compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para a monitora. 

Além disso, o estudante não pode ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, nem ter desistido da monitoria anteriormente ou ainda estar respondendo Processo Disciplinar Discente. 

Seleção - Será realizada pelo Diretor de Ensino (ou servidor por ele indicado), pelo coordenador de curso/eixo e por docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor orientador da monitoria.

A entrevista individual com os candidatos acontecerá entre os dias 20 a 23 de março. O estudante será avaliado, com notas entre 0 e 10, com base em temas como disponibilidade, interesse pela área, perfil para a atividade de monitor e desenvoltura. 

Para a seleção, será feita a média da nota da entrevista e o coeficiente de rendimento do estudante, considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante está concorrendo. O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 26 de março.  

Monitoria – O Programa de Monitoria é uma das iniciativas do Planejamento Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados no IFMS. 

Visa prestar apoio ao aprendizado dos estudantes, além de despertar neles o interesse pelo ensino, oportunizar a sua participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à plena formação. 

Entre as atribuições dos monitores estão cumprir o plano de atividades, elaborado juntamente com o professor orientador, cooperar no atendimento e auxílio dos estudantes, visando sua adaptação e maior integração e elaborar semestralmente o relatório de atividades.