Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para evento em Aquidauana seguem até 15 de outubro

Festival de Arte e Cultura

Inscrições para evento em Aquidauana seguem até 15 de outubro

Interessados podem se inscrever em concursos nas categorias curta-metragem, fotografia, crônica e música. Festival será realizado em novembro, com programação diversificada.
por Juliana Aragão publicado: 01/10/2019 09h59 última modificação: 01/10/2019 09h59

Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para participação em concursos na edição 2019 do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Aquidauana. O evento será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro e é aberto à participação da comunidade.

Os interessados podem se inscrever nas seguintes categorias:

Curta-Metragem: os concorrentes devem produzir vídeos de 3 a 8 minutos sobre o tema “Vida adolescente” e postar o material no Youtube. Serão avaliados os critérios: criatividade, edição, trilha sonora, contextualização e duração. Os dez melhores vídeos serão exibidos no dia 8 de novembro, no Cinema Atlântico Cine Eirelli.

Música: os interessados devem gravar uma música e postar o vídeo com a execução musical do participante
e/ou grupo no Youtube. Os dez melhores farão uma apresentação no dia 5 de novembro, na Feira da Estação. Serão julgados os critérios performance, arranjo, interpretação, afinação e escolha de repertório.

Fotografia: cada inscrito pode apresentar até duas fotografias inéditas sobre a temática “Vida adolescente”. A comissão analisará os critérios: coerência com o tema proposto, originalidade e qualidade. Os selecionados terão as fotografias expostas entre 5 e 8 novembro, no hall de entrada do Shopping Atlântico.

Crônica inédita: a crônica deve ser inédita, escrita em língua portuguesa e versar sobre o tema "Vida adolescente”. O participante deve ter um pseudônimo, evitando qualquer elemento que o(a) identifique. Serão avaliados adequação ao tema e ao gênero discursivo, recursos estilísticos e adequação linguística.

A coordenadora do Festival em Aquidauana, Cinara Bacilli Ribeiro, ressalta a importância do evento para a região.

"Durante o Festival, é possível a troca de experiências de artistas iniciantes com profissionais experientes, ampliando as possibilidades de integração e o intercâmbio na produção artística local", ressalta Cinara Ribeiro, coordenadora do evento.

"Os concursos dão a oportunidade para o desenvolvimento de jovens artistas. Durante o Festival também é possível a troca de experiências de artistas iniciantes com profissionais experientes durante as oficinas, ampliando o conhecimento e as possibilidades de integração e o intercâmbio na produção artística local".

Além dos concursos, oficinas e apresentações artísticas e culturais estão previstas para integrarem a programação do evento. As datas e locais de todas as atividades poderão ser conferidas em breve na página do Festival.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na página do Festival de Arte e Cultura, onde também estão disponibilizados o regulamento com as regras de participação nos concursos, além do anexo I (ficha de inscrição) e do anexo II (termo de autoria e uso de imagem).

Os materiais e documentos devem ser preenchidos e digitalizados, e depois enviados para o e-mail .

As inscrições deferidas serão divulgadas até 25 de outubro e serão comunicadas via e-mail.

• Festival de Arte e Cultura do IFMS em Coxim foi aberto nessa segunda-feira, 30

Tá rolando - Nesta semana, o Festival de Arte e Cultura do IFMS é realizado em Coxim e Naviraí.

Em Coxim, o evento foi aberto na noite dessa segunda-feira, 30, e segue até sexta-feira, 4, com apresentações musicais, oficinas, concurso de dublagem e festa das cores. A programação completa está disponível na página do Festival.

Entre quarta-feira e sábado, 2 a 5, o evento será realizado em Naviraí. Serão oferecidos minicursos e oficinas, além de teatro, música e festival das cores. Na página do Festival é possível conferir os locais e horários das atividades.

Outros municípios - Em Dourados, o evento terá competições em diversas modalidades com o tema “Arte: a tecnologia de todos os tempos”.  As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, 1º, na página do Festival.

Para se inscrever nas modalidades Desenho e Fotografia o interessado deve ir à Central de Relacionamento (Cerel) do Campus Dourados, das 7h às 21h, na Rua Filinto Müller, 1790, Jardim Canaã I.

O Festival ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no anfiteatro da Escola Estadual Presidente Vargas.

Em Ponta Porã a programação do evento terá início no dia 30 de outubro e seguirá até 1º de novembro, e inclui mostra de dança e cinema, apresentação de cordel e trova, e oficina de teatro.

Também estão previstos workshop sobre "Jopara Porã" - junção dos três idiomas falados na fronteira: português, espanhol e guarani - e concurso de poesia. Mais informações e inscrições na página do Festival.

As atividades em Campo Grande, Corumbá, Jardim e Naviraí serão divulgadas em breve na página do Festival.

Festival de Arte e Cultura - Busca estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, além de incentivar a circulação da produção artística e cultural como meio de promoção do desenvolvimento social, e despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS.

O apoio institucional para realização do evento neste ano ultrapassa R$ 55 mil, montante concedido via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

A programação é variada e abrange atividades relacionadas à música, literatura, teatro, fotografia e cinema, como oficinas, minicursos, apresentações, saraus, exposições, visitas técnicas e concursos culturais, entre outras.