Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jogos do IFMS serão promovidos em Três Lagoas na semana que vem

JIFMS 2019

Jogos do IFMS serão promovidos em Três Lagoas na semana que vem

A partir de terça-feira, 30, competição reunirá mais de 300 estudantes na disputa de dez modalidades. Pela primeira vez, etapa será classificatória para Jogos Nacionais dos Institutos Federais.
por Osvaldo Sato publicado: 24/04/2019 15h34 última modificação: 25/04/2019 08h32

O Campus Três Lagoas promove a partir de terça-feira, 30, a sexta edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS). A competição reunirá mais de 300 estudantes em dez modalidades esportivas.

O evento será aberto às 19h30, no Ginásio Municipal Professora Cacilda Acre Rocha, com o tradicional desfile das delegações, acendimento da tocha, juramento dos atletas e apresentações artísticas.

“Além de valorizar o trabalho de educação física escolar desenvolvido na instituição, os JIFMS são uma grande oportunidade de integração, já que estudantes e professores de outras unidades poderão conhecer o Campus Três Lagoas”, destacou o coordenador-geral do evento, professor Alan Antunes.

“Além de valorizar o trabalho de educação física escolar, os JIFMS são uma grande oportunidade de integração, já que estudantes e professores de outras unidades poderão conhecer o Campus Três Lagoas”, destacou o coordenador-geral do evento, Alan Antunes.

Disputas - Até o dia 3 de maio, sexta-feira, serão disputadas provas de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Os locais das competições são o próprio Ginásio Municipal Professora Cacilda Acre Rocha, o Ginásio Poliesportivo Eduardo Milanez, o Estádio da Associação Desportiva Noroeste (ADEN), a Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS) e o campus do IFMS.

As reuniões com a equipe de arbitragem e o congresso técnico, reunindo a coordenação-geral dos Jogos e chefes de delegação dos campi, ocorreram nessa segunda e terça-feira, 22 e 23.

"Para alguns estudantes, essa pode ser a única chance de competir com árbitros e regras oficiais, materiais de qualidade, e toda essa realidade pode ser determinante para incentivá-los à prática da atividade física como fator de melhora da qualidade de vida", explicou o coordenador.

Uma novidade é que, neste ano, as etapas regionais dos Jogos dos Institutos Federais - como a Centro-Oeste, por exemplo - não serão realizadas. Dessa forma, as etapas locais serão classificatórias para a etapa nacional.

Para o coordenador do JIFMS, isso poderá elevar o nível das competições. “Sabendo que a disputa é classificatória para a etapa nacional, os estudantes podem entrar com uma vontade extra”, afirmou o professor Alan.

Edição comemorativa - A edição 2019 dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF) será realizada em outubro, na cidade de Guarapari (ES). O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Na ocasião, serão comemorados os 10 anos de criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos das instituições que, atualmente, compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A previsão é que mais de quatro mil estudantes participem da edição comemorativa dos JIF.

JIFMS - Os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) são organizados anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo campus sede do evento.

A primeira edição foi promovida em 2014, em Campo Grande. A competição também já foi realizada nos municípios de Dourados (2017) e Corumbá (2018).

Em 2017, o IFMS realizou em Campo Grande, pela primeira vez, a etapa regional Centro-oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFCO).

"Os JIFMS contribuem em aspectos como valorização da educação física escolar, integração e permanência e êxito dos estudantes. Neste ano, ampliamos os recursos para o evento, destacou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi.

Incentivo ao esporte - Nesta sexta edição dos Jogos, o IFMS destinará R$ 212 mil para o custeio do evento (organização e arbitragem) e pagamento de auxílio-viagem aos mais de 300 estudantes participantes, fora gastos com diárias e passagens para servidores.

Entre 2016 e 2018, a instituição investiu mais de R$ 350 mil na realização dos Jogos, incluindo despesas com custeio e o pagamento do auxílio aos mais de 780 estudantes participantes.

O pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi, só vê benefícios no investimento ao esporte. "Os JIFMS contribuem em diversos aspectos, como a valorização da educação física escolar, a integração e a permanência e êxito dos estudantes. Neste ano, ampliamos os recursos para o custeio do evento e também o valor para o auxílio-viagem", destacou.

O IFMS também apoia a participação dos estudantes nas etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais. Nos últimos três anos, foram destinados mais de R$ 410 mil para custeio e pagamento de auxílios à delegação.