Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançada ferramenta que reúne dados da Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Plataforma Nilo Peçanha

Entre as informações disponibilizadas sobre as instituições da Rede Federal estão cursos, servidores, gastos, matrículas e evasão, além de dados sobre estudantes, como renda e faixa etária.
por Laura Silveira publicado: 16/03/2018 10h10 última modificação: 19/03/2018 10h41
Comunicação MEC

O Ministério da Educação (MEC) lançou nessa quinta-feira, 15, a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), que visa reunir dados completos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) faz parte.

Entre as informações que a plataforma irá compilar estão dados sobre estudantes, servidores, gastos financeiros da Rede, matrículas e oferta de cursos. É a primeira vez que esses dados ficam disponíveis para toda a população, o que contribui para a construção de um retrato da educação profissional, científica e tecnológica do Brasil.

"Ao sistematizar os dados de toda a Rede Federal, a plataforma permite a padronização, controle e melhoria de nossos indicadores, proporcionando uma análise de cenário prática e acessível do trabalho realizado pelo IFMS e por todos os demais Institutos, tornando-se útil para nosso planejamento operacional, tático e estratégico", apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.

Além de acompanhar a evolução histórica, as informações irão contribuir para o melhor gerenciamento da Rede Federal. Os levantamentos vão embasar o cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

A plataforma pode ser acessada por qualquer cidadão, não necessitando de cadastro para visualizar as informações.

Dados - Para auxiliar o desenvolvimento do projeto foi instituída a Revalide, uma rede colaborativa encarregada pelas informações da Nilo Peçanha. Ela é composta por responsáveis pelo registro acadêmico de cada instituição da Rede, diretores e pesquisadores institucionais dessas unidades, dirigentes máximos e a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec.

“Todos os dados têm registro administrativo, sem exceção. Não tem aluno, professor, técnico ou algum dado financeiro que não esteja registrado em um sistema oficial”, explicou o coordenador do projeto, Gustavo Henrique Moraes.

Além de Moraes, também  fizeram parte da mesa do evento de lançamento da Plataforma a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Romero Raposo Filho.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Almeida, a Nilo Peçanha irá auxiliar na gestão das instituições que compõem a Rede.

"A plataforma Nilo Peçanha é um recurso oficial importante para auxiliar na gestão. Se fielmente atualizada com os dados institucionais, aliada ao Sistec [Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica], poderá ser um importante termômetro público da produtividade, desempenho e resultados da Rede Federal", apontou.

Nilo Peçanha - Político brasileiro, assumiu a Presidência da República após o falecimento de Afonso Pena, em 14 de junho de 1909, e governou até 15 de novembro de 1910.

Ele foi o criador da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em 1909. Hoje, a Rede tem mais de um milhão de matrículas e 650 unidades de ensino, 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, o Colégio Pedro II e 23 escolas técnicas.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).