Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 800 trabalhos serão apresentados em Feiras do IFMS

Feiras de Ciência e Tecnologia

Mais de 800 trabalhos serão apresentados em Feiras do IFMS

Evento ocorre durante a Semana de Ciência e Tecnologia. Projetos são de estudantes da instituição, de escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul.
por Paulo Gomes publicado: 26/09/2019 15h07 última modificação: 03/10/2019 15h47

A lista de trabalhos que serão apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) já está disponível na Central de Seleção. Foram aprovados 847 projetos, o que significa um aumento de 6,5% em relação ao ano passado, quando foram selecionados 795.

“O aumento é resultado da presença do IFMS junto às comunidades locais, interiorizando a ciência. As feiras incentivam jovens de todo o estado para o aprendizado científico e, num futuro próximo, eles podem se tornar profissionais ou pesquisadores preparados para criar soluções que beneficiem a própria comunidade da qual fazem parte”, explica a diretora executiva de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Caroline Aires.

"As feiras incentivam jovens de todo o estado para o aprendizado científico. No futuro, eles podem se tornar profissionais ou pesquisadores preparados para criar soluções que beneficiem a própria comunidade da qual fazem parte”, explica a diretora executiva de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Caroline Aires.

O campus com maior número de aprovados foi Campo Grande, com 168 trabalhos, seguido de Ponta Porã (101), Três Lagoas (95), Nova Andradina (89), Corumbá (83), Coxim (81), Dourados (64), Aquidauana (62), Naviraí (57) e Jardim (47).

Os trabalhos foram elaborados por estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), do ensino médio e dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Eles estão relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Na seleção foram analisados a criatividade, a inovação, o conhecimento científico sobre o tema, a organização e a clareza de ideias, além da adequação à norma culta de linguagem.

Feiras - Serão realizadas entre 30 de setembro e 5 de outubro, de acordo com o cronograma de cada campus do IFMS.

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico. Todos os autores receberão certificado de participação.

Para mais informações, consulte a página das Feiras de Ciência e Tecnologia 2019.

Credenciais - As Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS possibilitam aos estudantes participantes a chance de conseguir credenciamento para feiras maiores, como a Feira de Engenharias, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS).

Uma novidade este ano é que os participantes da Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS no Campus Ponta Porã (Fecifron) também terão a oportunidade de obter credenciamento para eventos na Argentina, Paraguai, Peru, Espanha e México.

O credenciamento é o direito de participação no evento, evitando que o trabalho tenha que passar por uma nova seleção classificatória, não incluindo as despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos participantes.

Semana - As Feiras de Ciência e Tecnologia fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2019, que neste ano possui o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

O evento conta com outras atividades gratuitas e abertas ao público, como palestras, oficinas e mesas-redondas. A programação completa está disponível na página da SCT.

Cronograma das Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS 2019

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 30/09, 1/10 e 4/10
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 02 a 4/10