Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 5,5 mil estudantes iniciam ano letivo

Mais de 5,5 mil estudantes iniciam ano letivo

Nove campi do IFMS iniciaram as aulas nesta segunda-feira, 11. Em Campo Grande, em virtude de reformas na unidade, o ano letivo terá início no dia 18 de fevereiro.
por Juliana Aragão publicado: 11/02/2019 11h11 última modificação: 18/02/2019 15h36

Nesta segunda-feira, 11, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou o ano letivo para 5,5 mil estudantes de cursos técnicos de nível médio e graduação em nove municípios.

As aulas tiveram início em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Em Campo Grande, em virtude de reformas no campus, o ano letivo irá começar no dia 18 de fevereiro.

Durante a semana, serão oferecidas diversas atividades para recepção e ambientação dos estudantes.

Em Aquidauana, estão previstas atividades como rodas de conversa com professores, visita ao campus, além de palestras, jogos e gincanas.

O Campus Coxim oferece lanche coletivo e apresenta a infraestrutura da unidade aos novos estudantes.

Em Nova Andradina, os diretores apresentam aos calouros a estrutura e o funcionamento do campus. Os veteranos têm aula normalmente.

Em Naviraí, os estudantes recebem informações sobre horários, faltas e outros assuntos pertinentes à vida acadêmica, conhecem a estrutura e os servidores da unidade, e participam de uma dinâmica motivacional e de cápsula do tempo.

No Campus Três Lagoas, são oferecidas atividades de ambientação para os ingressantes, como visita aos setores da unidade e recepção pela equipe da Direção de Ensino e do Núcleo de Gestão Administrativa e Acadêmica.

Calendário - Os calendários letivos 2019 dos dez campi do IFMS podem ser consultados por estudantes, pais e servidores no site institucional.

Os documentos trazem informações como datas de início e término de semestre, sábados com aulas, recessos, feriados locais e nacionais, entrega de notas, diários e relatórios, além das datas dos eventos sistêmicos.

O término do primeiro semestre letivo está programado para 5 de julho. No dia 29 de julho terá início o segundo semestre letivo, que se encerrará em 18 de dezembro.

Dentre os eventos sistêmicos de 2019 com datas definidas estão a Semana do Meio Ambiente, a ser realizada entre 3 e 7 de junho, e a Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá entre 30 de setembro e 4 de outubro.

Outros eventos estão com os períodos programados. É o caso das etapas locais do Jogos do IFMS, que deverão ser realizadas entre maio e junho, e do Festival de Arte e Cultura, a ser promovido entre os meses de agosto e setembro.

• Em Aquidauana, palestras e visita ao campus marcam primeira semana de aula - Foto: Cristiano Dranka

• Campus Naviraí programou dinâmicas e shows para receber os estudantes - Foto: Camupus Naviraí

• Estudantes de Três Lagoas participam de atividades de ambientação - Foto: Rodrigo Ávila