Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria entre IFMS e Iagro visa implantar especialização rural

Pós-Graduação

Parceria entre IFMS e Iagro visa implantar especialização rural

Previsão é que especialização em Educação Sanitária e Comunicação em Agropecuária comece a ser ofertada até o final de 2019.
por Paulo Gomes publicado: 20/12/2018 10h39 última modificação: 20/12/2018 10h39
Ascom/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro) assinaram nessa quarta-feira, 19, o acordo de cooperação técnica que visa criar um curso de especialização na área de Agropecuária.

A parceria foi assinada pelo reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, e pelo diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, e prevê a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para a implantação da especialização lato sensu em Educação Sanitária e Comunicação em Agropecuária.

A proposta inicial é que a pós-graduação qualifique servidores do Governo do Estado para garantir o cumprimento do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê o fim do status de vacinação conta a febre aftosa em Mato Grosso do Sul até 2023 e mudanças no sistema de trabalho das equipes de fiscalização.

Dentre as exigências do programa - que pretende ajudar o Brasil a não perder o status de zona livre da doença com vacinação e ainda avançar para zona livre de vacinação - está a melhoria na comunicação entre os servidores técnicos da Iagro e os produtores rurais, e também com a imprensa nas questões que abrangem a sanidade animal.

“A especialização vai oferecer formação para que esse público possa desempenhar melhor as atividades previstas. Nosso objetivo é, até o final do primeiro semestre de 2019, concluir o projeto pedagógico do curso para implantá-lo no segundo semestre”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMS, Marco Naka.

Ainda de acordo com o pró-reitor, a especialização poderá ser implantada em qualquer um dos três campi do IFMS com vocação agrária que oferecem o bacharelado em Agronomia: Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, sendo que os dois últimos vão participar do processo de elaboração do projeto pedagógico.

O acordo assinado prevê que o IFMS gerencie a elaboração do PPC por meio da criação de uma comissão. À Iagro caberá indicar profissionais de seu quadro de servidores para ajudar na construção do documento.

Depois da elaboração do projeto pedagógico do curso, as instituições irão firmar um novo plano de trabalho definindo as responsabilidades de cada parte para que pós-graduação comece a ser ofertada.