Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parcerias fazem Mato Grosso do Sul ser destaque em evento nacional

Febrace 2019

Parcerias fazem Mato Grosso do Sul ser destaque em evento nacional

Além de reunir o maior número de projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), estado é o único a ter delegação no evento, realizado em São Paulo.
por Juliana Aragão publicado: 21/03/2019 13h44 última modificação: 21/03/2019 13h58

Com 25 projetos de pesquisa sendo apresentados na edição 2019 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), Mato Grosso do Sul é o estado com o maior número de finalistas no evento, que se encerra nesta quinta-feira, 21, na capital paulista. O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é uma das instituições que compõe a delegação.

Outro dado que revela o destaque de MS na feira é o fato de que o estado é o único a ter delegação, formada por 51 estudantes e professores do IFMS, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e por representantes da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), evento anual realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências, que credencia projetos para a Febrace.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Marco Naka, o destaque do estado no evento científico nacional deve-se às parcerias entre instituições.

"Um dos diferenciais de MS na Febrace são as articulações entre os parceiros. São inúmeras ações conjuntas e isso fortalece o papel do estado como indutor da popularização da ciência e tecnologia, criando um ambiente para formação de novos cientistas", afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka.

"Um dos diferenciais do nosso estado na Febrace, certamente, são as articulações entre os parceiros. Ao longo dos últimos sete anos, foram inúmeras ações conjuntas e isso fortalece o papel de Mato Grosso do Sul como indutor da popularização da ciência e tecnologia no cenário nacional, criando um ambiente para formação de novos cientistas", afirmou Naka.

Um dos acordos de cooperação técnica firmados entre as instituições garante que o transporte de estudantes e servidores até a capital paulista, e durante o evento, seja feito por meio de um ônibus do IFMS.

O coordenador-geral de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e criador da Fetec/MS, quarta maior feira científica do país, Ivo Leite Filho, lembra que as parcerias propiciam a participação expressiva de Mato Grosso do Sul em outros eventos, como a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e as semanas nacionais.

"Nesta edição da Febrace, a região Centro-Oeste tem 33 projetos classificados, dos quais 25 são de Mato Grosso do Sul. O mais interessante é que nós não somos o estado mais populoso. Isso reflete a maturidade das instituições parceiras, seja do IFMS, da UFMS ou das escolas, que sabem exatamente o papel que têm dentro do processo”, avaliou Ivo.

IFMS também é destaque - Pelo segundo ano consecutivo, o IFMS é a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que reúne o maior número de projetos finalistas na Febrace.

Os estudantes apresentam, ao todo, 14 projetos em 12 diferentes áreas: Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Ciência da Computação, Botânica, Educação Física, Educação, Sociologia, Agronomia, Microbiologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Matemática, Arquitetura e Urbanismo, e Materiais e Metalúrgica.

"Nesta edição da Febrace, a região Centro-Oeste tem 33 projetos classificados, dos quais 25 são de Mato Grosso do Sul, o que reflete a maturidade das instituições parceiras, que sabem exatamente o papel que têm dentro do processo”, avaliou o coordenador-geral de Popularização da Ciência do MCTIC, Ivo Leite.

Nas últimas duas semanas, a série de reportagens #partiuFebrace2019 mostrou, com o apoio de vídeos gravados pelos próprios estudantes, os projetos do IFMS finalistas no evento.

A primeira reportagem apresentou quatro pesquisas da área de tecnologia que podem ajudar pessoas, salvar vidas ou facilitar o trabalho de profissionais em diversas áreas.

Os trabalhos na área de inclusão foram o enfoque da segunda reportagem, quem mostrou projetos com temáticas como linguagens, preconceito e preservação de saberes indígenas.

As pesquisas da área de alimentos finalistas na maior feira do país foram destaque da terceira reportagem.

Os vídeos gravados pelos estudantes estão disponíveis no Facebook do IFMS.

Mostra Virtual - Os trabalhos do IFMS estão em votação na Mostra Virtual de Projetos até esta sexta-feira, 22. Para votar, basta escolher a área do projeto ou fazer a busca pelo nome da instituição.

O estudante que conseguir mais curtidas receberá um prêmio.

Quer votar nos projetos do IFMS? Então, acesse os links dos projetos divididos por campus:

FebraceCom 12 prêmios conquistados no ano passado, o IFMS passou a acumular 88 premiações em sete anos consecutivos de participação no evento.

A mostra brasileira de projetos pré-universitários reúne trabalhos de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o país. A edição deste ano segue até esta quinta, 21, com a cerimônia de premiação prevista para sexta-feira, 22.

O evento é realizado desde 2003 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de aproximar estudantes de nível médio da realidade das universidades, estimulando assim a pesquisa científica.

Além de premiar os melhores projetos, a Febrace credencia trabalhos para participação em eventos internacionais, como a Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada anualmente nos Estados Unidos.

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Febrace.

registrado em: , ,