Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo para solicitar apoio à participação em olimpíadas vai até dia 19

Evento Científico

Prazo para solicitar apoio à participação em olimpíadas vai até dia 19

Edital prevê auxílio para estudantes que participarem de olimpíadas de conhecimento e recursos para realização de atividades preparatórias. Cada campus do IFMS pode inscrever uma proposta.
por Paulo Gomes publicado: 13/11/2018 08h26 última modificação: 13/11/2018 08h26

Termina na segunda-feira, 19, o prazo de inscrições no edital de apoio à participação de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em olimpíadas nacionais de conhecimento científico. O edital nº 078/2018, com todas as regras da seleção, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

A submissão deve ser feita por meio do módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Cada campus poderá apresentar uma proposta, sendo que a Direção-Geral fica responsável pela articulação, organização e seleção interna da proposta a ser submetida.

As propostas serão avaliadas até 29 de novembro. O resultado provisório será divulgado em 6 de dezembro, com resultado final previsto para o dia 11 do mesmo mês.

Para cada temática de olimpíada constante no projeto, deve ser feito um plano específico de trabalho. Todos os formulários necessários para o cadastro e submissão estão disponíveis na Central de Seleção.

O período de execução da proposta deve estar compreendido entre dezembro de 2018 e novembro de 2019.

Recursos - Serão destinados até R$ 150 mil para apoio à participação de estudantes do IFMS em olimpíadas científicas nacionais, sendo selecionadas até dez propostas que receberão, cada uma, o valor de R$ 15 mil.

Os recursos serão viabilizados por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), aos docentes selecionados para preparação de equipes de estudantes de cursos técnicos integrados.

Propostas - Podem contemplar a participação em mais de uma olimpíada. Nesse caso, o coordenador deverá ser o diretor responsável pela pesquisa no campus, podendo ser nomeados coordenadores específicos para cada olimpíada

Para escolha do coordenador geral da proposta, deve ser considerada a experiência em participações ou na organização de competições/olimpíadas na(s) área(s) escolhidas pelo campus.

A relação de olimpíadas científicas apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e por este edital está publicada no anexo I do edital

Os estudantes que forem participar das competições científicas deverão estar, preferencialmente, matriculados até o 5º período em um curso técnico integrado de nível médio.

As propostas devem ter ainda no plano de atividades a realização de eventos preparatórios como minicursos, encontros semanais para treinamento e competições internas.

Olimpíadas Nacionais - Ocorrem anualmente, geralmente em fases classificatórias regionais, estaduais até a nacional. São um espaço de apresentação, exposição e estímulo aos estudantes em diferentes áreas de conhecimento.

O IFMS tem apresentado resultados expressivos nesse tipo de competição, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), entre outras.