Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo para submissão de ideias inovadoras termina na segunda-feira

Governo Francês

Prazo para submissão de ideias inovadoras termina na segunda-feira

Soluções tecnológicas devem atender 41 demandas do setor automotivo francês, como inovações de iluminação interior, sistema de detecção automática de nevoeiro de baixo custo, calotas com materiais inovadores, entre outras.
por Osvaldo Sato publicado: 28/07/2017 09h25 última modificação: 14/08/2017 13h22

Termina na próxima segunda-feira, 31, o prazo para inscrições no processo de seleção de ideias inovadoras, voltadas exclusivamente ao setor automotivo francês. Podem participar estudantes, docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Esta possibilidade foi aberta após a instituição ter firmado parceria com o governo da França, com o objetivo de promover ações conjuntas nas áreas acadêmica, científica, técnica, pedagógica e cultural.

Nesta primeira ação, os interessados devem apresentar soluções tecnológicas para 41 demandas, entre as quais inovações de iluminação interior, sistema de detecção automática de nevoeiro de baixo custo, calotas com materiais inovadores, entre outras.

Para conhecer todas as 41 demandas e também efetivar suas inscrições, os interessados devem acessar a página da seleção. Está disponibilizado ainda um vídeo explicativo sobre como participar do processo seletivo.

Submissões – Para participar da seleção, o interessado deverá submeter um vídeo de, no máximo, dois minutos, explicando a ideia inovadora de forma clara e objetiva, demonstrando sua viabilidade e processos necessários até o produto final.

As ideias submetidas vão compor um banco de dados da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e serão compartilhadas com o governo francês. A previsão é que as propostas de interesse do país investidor sejam discutidas com os proponentes em agosto, quando representantes da França farão uma visita ao IFMS.

Dentre as áreas contempladas nas demandas, existem aquelas que possuem relação direta com cursos ofertados no IFMS, como Informática, Mecânica e Eletrotécnica. Entretanto, devido à multidisciplinaridade das demandas, pesquisadores de outras áreas também poderão participar com suas ideias.

Parceria – As ações do acordo geral de cooperação firmado entre o IFMS e o Consulado Geral da França em São Paulo também poderão abranger o intercâmbio de estudantes e servidores para a realização de atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão em nível técnico, tecnológico, de graduação e pós-graduação, além da troca de documentos e informações sobre o desenvolvimento das ações conjuntas.

Mais informações sobre a parceria e a seleção de ideias inovadoras podem ser obtidas pelo e-mail propi@ifms.edu.br ou pelo telefone (67) 3378-9599.