Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira década do IFMS é comemorada nos campi

IFMS 10 anos

Primeira década do IFMS é comemorada nos campi

Cerimônias que serão realizadas nesta semana pelos campi Corumbá, Aquidauana e Jardim comemoram os 10 anos da instituição, celebrados em dezembro do ano passado.
por Juliana Aragão publicado: 26/02/2019 10h39 última modificação: 01/04/2019 16h31

A primeira década de funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) será comemorada em três campi durante esta semana. A instituição foi criada no dia 29 de dezembro de 2008, data de publicação da Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No Campus Corumbá, os 10 anos do IFMS serão comemorados nesta terça-feira, 26, com a inauguração da 'Galeria de Ex-Diretores' e a entrega de cerca de 30 homenagens aos primeiros diretores da unidade, ex-alunos e parceiros.

As comemorações prosseguem com a cerimônia de formatura que será realizada, no auditório do campus, a partir das 19h. Além da diplomação de concluintes dos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia, colam grau acadêmicos dos cursos superiores de tecnologia em Análise de Sistemas e Processos Metalúrgicos.

O IFMS iniciou as atividades em Corumbá em 2010, com a oferta de cursos a distância. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas de cursos técnicos integrados e de graduação. Atualmente, são mais de 900 estudantes atendidos pela instituição no município e região.

Em 2015, o Campus Corumbá foi destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas obteve a maior nota entre os cursos da mesma área no país.

As atividades na sede definitiva tiveram início em 2018.

Aquidauana - Na quarta-feira, 27, os 10 anos do IFMS serão comemorados pela comunidade de Aquidauana.

A partir das 19h, estudantes e servidores poderão conferir, no saguão da unidade, uma linha do tempo com fotos e projeções de vídeos que contam a história do campus.

A cerimônia em comemoração aos 10 anos do IFMS, com início previsto para as 19h30, será aberta por apresentações culturais do Coro Escola, do Grupo de Teatro Aquicênicas e do Grupo de Expressão Corporal do Campus Aquidauana. Na sequência, serão homenageados servidores, estudantes, egressos e parceiros.

O Campus Aquidauana iniciou as atividades em 2010, com a oferta de cursos a distância. Em 2011, tiveram início os cursos técnicos integrados e de graduação. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2013. Mais de mil estudantes são atendidos pelo IFMS no município e região.

Um dos destaques da unidade é o ex-aluno Luiz Fernando da Silva Borges, que se formou no curso técnico em Informática e foi reconhecido internacionalmente por pesquisas nas áreas Engenharia Biomédica e Neurociência.

Recentemente, o campus do IFMS em Aquidauana foi destaque no Programa Tecno Pop, produzido pela TV Escola. O programa mostrou a pesquisa desenvolvida pela estudante indígena, Sara Machado, que estuda a criação de biodigestores para levar fogões a gás às aldeias da região.

Jardim - As comemorações pelos 10 anos do IFMS, em Jardim, terão início às 19h30 de quinta-feira, 28, no Centro de Convenções Oswaldo Monteiro.

Na ocasião, além de prestadas homenagens, serão realizadas a diplomação de estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações e Informática, e a certificação de concluintes dos cursos de qualificação profissional em Operador de Computador, Inglês e Espanhol.

O IFMS iniciou as atividades no município em 2014, com a oferta de qualificação profissional. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As atividades em sede definitiva iniciaram em 2016, e no ano seguinte começaram a ser ofertadas vagas na graduação.

Comemorações - A previsão é que os demais campi do IFMS, localizados em Campo Grande, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, promovam eventos semelhantes até abril.

No dia 14 de dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas', realizado em Campo Grande, celebrou a primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul.

Além de homenagens a gestores, egressos e parceiros, a ocasião marcou o lançamento do novo vídeo institucional.

No final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.

registrado em: , , ,