Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais da educação debatem práticas de inclusão

Dourados

Profissionais da educação debatem práticas de inclusão

Dois eventos organizados pelo IFMS, em Dourados, abordaram temas como uso de tecnologias assistivas, atendimento especializado, políticas e gestão da inclusão escolar, e formas de avaliação.
por Juliana Aragão publicado: 16/04/2018 08h10 última modificação: 19/04/2018 12h21
IFMS

Professora da UFGD fez um relato de experiência sobre inclusão acadêmica - Foto: Manoel Almeida

Fazer uma reflexão sobre a educação inclusiva. Foi o que propôs o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ao promover dois eventos simultâneos entre os dias 10 e 13 de abril, em Dourados: o II Seminário de Educação Inclusiva e o IV Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

Aberto ao público, o seminário realizado no auditório da Unigran reuniu profissionais de diversas instituições para tratar sobre os desafios e as possibilidades da educação inclusiva. Nas palestras, foram debatidos temas como o uso de tecnologias assistivas, atendimento especializado, políticas e gestão da inclusão escolar, e formas de avaliação inclusiva.

Uma das palestras foi sobre discalculia, transtorno de aprendizagem caracterizado pela falta de habilidade em raciocinar processos que envolvam conceitos matemáticos. A professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Annye Souza, destacou a importância do atendimento especializado nesses casos.

"O aluno que recebe atendimento específico [para discalculia] entende que ele não é obrigado a aprender da mesma forma que os outros, o que gera nele a sensação de pertencimento em relação à instituição de ensino", explicou  Annye Souza (UFGD).

"Quando o professor verifica o baixo rendimento na matemática, deve encaminhar o estudante ao núcleo de apoio da instituição para que sejam feitas avaliações multidisciplinares. A partir daí, é possível elaborar um plano de ensino individualizado, uma vez que esse público requer suporte e estratégias de aprendizagem específicos", explicou a Annye.

A professora destacou que estudantes com déficit na área da memória necessitam de suporte como o uso da calculadora, por exemplo, para a aprendizagem na área de matemática. "O aluno com esse atendimento específico passa a ter a percepção de que há diferenças e de que ele não é obrigado a aprender da mesma forma que os outros, o que gera nele a sensação de pertencimento em relação à instituição de ensino", concluiu.

Outro tema abordado no seminário foi o uso da tecnologia na educação inclusiva. Grazielly do Nascimento, professora do curso de Licenciatura Letras-Libras da UFGD, pontuou que as políticas públicas impõem uma série de desafios para professores, pesquisadores e instituições de ensino.

"Temos desafios em duas frentes: na sala de aula, o professor precisa saber utilizar os recursos digitais para atender os estudantes com necessidades educacionais específicas, além disso a instituição deve buscar fomento para promover a acessibilidade e oferecer tecnologia assistiva. A outra frente está relacionada à pesquisa, ou seja, ao desenvolvimento de novos produtos, processos e metodologias voltados à inclusão escolar", ressaltou.

Um acordo de cooperação firmado entre o IFMS e a UFGD tem possibilitado estudos na área. Atualmente, professores das duas instituições desenvolvem um portal acessível com audiodescrição para deficientes visuais.

Organizado pelo Napne do Campus Dourados, o seminário recebeu apoio financeiro do IFMS por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

"Ao propor a reflexão sobre a educação inclusiva tendo como referências as políticas e práticas educativas que promovam a inclusão escolar, o seminário buscou contribuir para a formação dos profissionais da educação da região da Grande Dourados e também do IFMS", destacou o coordenador local do Núcleo, Jair dos Santos.

"Ao propor a reflexão sobre a educação inclusiva, o seminário buscou contribuir para a formação dos profissionais da educação da região da Grande Dourados e também do IFMS", destacou o coordenador local do Napne, Jair dos Santos.

Napne - Paralelamente ao seminário, representantes dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas dos dez campi do IFMS estiveram reunidos, no IV Encontro dos Napne.

A coordenadora de Inclusão e Diversidade, Suliane de Barros, explica que os coordenadores do Núcleo se reúnem a cada três meses por videoconferência, e que os encontros presenciais são importantes para trocar experiências e alinhar ações. Desta vez, a pauta previa discussões sobre a reformulação do Regulamento do Napne, aprovado em 2016.

"Além de alterarmos terminologias defasadas, precisamos fazer com que o documento contemple a realidade dos campi no que diz respeito ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas. Com a atuação dos Napne, a percepção do que deve constar no regulamento ficou mais clara", explicou Suliane.

Outro tema abordado no encontro foi a necessidade da contratação de profissionais especializados de nível superior para atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas, o que está previsto em lei.

"Com a Lei de Cotas, que prevê reservar vagas para pessoas com deficiência, o número de estudantes que deverão ser atendidos, certamente, irá aumentar, o que levará as instituições de ensino a ter que contratar profissionais especializados de nível superior para atendê-los", comentou a coordenadora.

Atualmente, segundo a Coordenação de Inclusão e Diversidade, 76 estudantes recebem atendimento educacional específico em nove campi do IFMS. São alunos com deficiência física, auditiva, visual, autismo, dislexia, altas habilidades/superdotação, mobilidade reduzida, paralisia cerebral, entre outras necessidades.

Representantes do Napne nos dez campi do IFMS discutiram a reformulação do regulamento - Foto: Manoel Almeida

registrado em: , ,