Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão leva teatro a estudantes do município

Nova Andradina

Projeto de extensão leva teatro a estudantes do município

Oficinas abordaram diversos aspectos das artes cênicas e foram ofertadas a alunos do ensino fundamental.
por Cleyton Lutz publicado: 04/10/2018 10h50 última modificação: 04/10/2018 10h50
Exibir carrossel de imagens Oficinas de teatro foram promovidas para estudantes do ensino fundamental do município

Oficinas de teatro foram promovidas para estudantes do ensino fundamental do município

Com o objetivo de levar as artes cênicas a estudantes do ensino fundamental, o Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) ofertou na última sexta-feira, 28, uma série de oficinas para estudantes do 5º ao 9º ano do Colégio Anglo, localizado no município. 

As atividades integram o projeto de extensão “IFenceNA”, que foi contemplado no Edital nº 010/2018, destinado a projetos e cursos de extensão, recebendo apoio institucional para a realização. 

A ação envolveu cerca de 100 estudantes da escola. Entre os temas das oficinas estiveram mímica, improviso, expressão corporal e realização de esquete, ministradas por servidores, estudantes bolsistas e colaboradores. As oficinas tiveram a duração de 35 minutos, sendo organizadas em forma de rodízio, e contaram ainda com a participação dos professores de cada turma. 

A ideia surgiu das atividades do “IFenceNA”, grupo teatral do campus, composto por estudantes do ensino técnico integrado e que desde 2016 é desenvolvido como projeto de ensino na unidade, contando com apresentações recorrentes em eventos do campus. 

“O objetivo é  levar um pouco dessas atividades, mais artísticas, com o intuito de despertar, nos jovens, o gosto pelo mundo das artes e também auxiliá-los com aspectos que possam ajudá-los no desenvolvimento pessoal”, ressaltou a coordenadora do projeto, Danyelle Saraiva.

A coordenadora do projeto, Danyelle Saraiva, professora de Língua Portuguesa da unidade, explica que a ideia proposta por meio da iniciativa é desenvolver qualidades que um artista deve ter como capacidade de improviso, habilidade falar em público, estar atento à postura e a capacidade para memorização. 

“Todas essas qualidades que um artista deve ter também são benéficas para o cidadão, o estudante, o adolescente. O objetivo é justamente levar um pouco dessas atividades, mais artísticas, com o intuito de despertar, nos jovens, o gosto pelo mundo das artes e também auxiliá-los com aspectos que possam ajudá-los no desenvolvimento pessoal”. 

A coordenadora agora estuda promover a oficina em outras escolas do município.

Preparação – O estudante do 4º semestre do curso técnico integrado em Informática, Aaron Matheus Nantes, atua como bolsista no projeto e ministrou a oficina de “Expressão corporal através da mímica”. Ele participa do grupo teatral desde o ano passado. 

“Inicialmente, para ministrar as oficinas, tive que estudar como poderia organizá-las. Procurei trabalhar algumas ideias básicas a respeito do tema, além de jogos e dinâmicas que facilitassem a interação entre os participantes. 

Aaron acredita que os participantes aprovaram as atividades. "Foi possível perceber que os estudantes gostaram bastante, principalmente, pela maneira como eles relacionaram o conteúdo apresentado durante as oficinas com temas atuais, como a política brasileira, por exemplo”, finalizou.  

Extensão – Por meio do edital interno da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foram selecionadas propostas de projetos e cursos destinados a comunidade externa, previstos para serem desenvolvidos entre maio e outubro de 2018.

A seleção prevê bolsas de extensão e auxílio financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi).

registrado em: ,