Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMS busca inserir meninas em cursos de tecnologia

Corumbá

Projeto do IFMS busca inserir meninas em cursos de tecnologia

Com o tema "Meninas pantaneiras na Ciência e Tecnologia", projeto de extensão receberá R$ 90 mil do CNPq para ser desenvolvido em escolas públicas do Brasil e da Bolívia.
por Paulo Gomes publicado: 21/12/2018 07h57 última modificação: 21/12/2018 08h32
Alexandre Francisco/Campus Corumbá Escola Barão do Rio Branco será uma das beneficiadas no projeto

Escola Barão do Rio Branco será uma das beneficiadas no projeto

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) levará oficinas de qualificação profissional e bolsas de estudo para meninas de cinco escolas públicas de Corumbá, Ladário e Puerto Quijarro, cidade boliviana que fica na fronteira com o Brasil. Cada escola receberá também um computador, além de cursos e bolsas para professores.

Com o tema "Meninas Pantaneiras na Ciência e Tecnologia", o projeto de extensão tem como objetivo incentivar a inserção de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Computação e Engenharia.

A professora de Metalurgia do IFMS e coordenadora do projeto, Paula Luciana Fernandes, explica que a proposta é desmistificar a ideia de que as mulheres devem atuar apenas em cursos que, preconceituosamente, são apontados como mais apropriados para a sensibilidade feminina.

“O número de meninas na área tecnológica é muito baixo. Nas duas turmas de Processos Metalúrgicos que estão sendo encerradas, por exemplo, apenas cinco estudantes vão se formar. É muito baixa a participação feminina. Queremos mostrar que é mais uma área que elas podem atuar, pois há mercado para elas”, explicou Paula.

Única proposta de Mato Grosso do Sul aprovada pela Chamada Pública nº 31/2018, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto receberá R$ 90,4 mil para a execução de uma série de ações.

O projeto prevê a realização de oficinas, capacitações para professores da rede pública, preparação de estudantes para olimpíadas de conhecimento, disponibilização de 23 bolsas de incentivo à pesquisa para estudantes e professores, além da doação de um computador novo para cada escola participante.

Os cursos irão abordar temas como soldagem, aplicação e operação em impressoras 3D, siderurgia, manutenção de computadores, análise de falhas, Roboeduc, energia renovável e astronomia.

Os outros professores participantes do projeto e responsáveis pelas atividades são André Quintiliano, Genair Christo, Dorgival Netto, Felipe Jimenez, Marcel Grazzi, Paulo Luzardo Bezerra, Leonardo Simoni, Laurenice Martins Pereira, Nicole Brum Walter, Cláudia Ribeiro, Samara Valcacer, Georgia Ferraz,  Lorena Alencar, Felipe Fernandes e Robson Fleming.

Escolas – No Brasil, serão atendidas pelo projeto a Escola Municipal Barão do Rio Branco, a Escola Estadual Dois de Setembro, a Escola Rural Monte Azul, todas em Corumbá, e a Escola Municipal Dois de Setembro, em Ladário. Do lado boliviano, será atendida a Escuela de Frontera, em Puerto Quijarro.

A Escola Barão do Rio Branco é uma das maiores da rede pública de Corumbá, com 900 estudantes do ensino fundamental ao 9º ano. Localizada a três quadras do IFMS, já fez diversas ações em parceria com a instituição.

Para o diretor, Paulo César Lopes dos Santos, os projetos do Instituto Federal têm ajudado os estudantes no aprendizado e, inclusive, incentivado à participação nos processos seletivos da instituição.

“Só de inscrições para o IFMS este ano, tivemos 60 candidatos. Desses, pelo menos uma dezena foi bem no último Exame de Seleção. Também temos uma grande leva de estudantes que entraram em anos anteriores e estão cursando ou se formando. Nossa expectativa com esse novo projeto é mudar o foco do futuro dessas meninas. Elas podem aprender e se tornar profissionais de sucesso em suas carreiras”, destacou.

O projeto começará a atender as escolas no primeiro semestre de 2019. A expectativa é de que pelo menos 200 jovens sejam beneficiadas até o final das atividades, com duração prevista de um ano e meio.

registrado em: ,