Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto em Coxim abre laboratórios para alunos da rede pública

Compromisso Social

Projeto em Coxim abre laboratórios para alunos da rede pública

publicado: 06/06/2017 08h46 última modificação: 20/07/2017 17h23

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebeu na última sexta-feira, 2, uma visita de alunos da Escola Municipal Marechal Rondon. O grupo, de estudantes do 8.º e 9.º ano, conheceu os laboratórios das áreas de Alimentos, Biologia, Física, Informática e Química da unidade.

A ação é uma das atividades previstas no projeto de extensão “Química experimental para estudantes do ensino básico”, coordenado pela técnica em laboratório do campus, Joseila Bergamo.

“A maioria das escolas da rede pública em Coxim não possuem laboratórios e este projeto abre a possibilidade de realizarmos aulas práticas em nossas estruturas, realizando experimentos”, afirmou a coordenadora.

Segundo Joseila, a ação reforça o papel da extensão no IFMS ao a comunidade externa e proporcionar a troca de saberes. “Esta também é uma forma destes estudantes conhecerem nossa instituição, pois poderão se tornar nossos alunos nos próximos anos”, destacou.

Visita – Divididos em turmas de dez e participando das atividades de forma alternada nos laboratórios de Alimentos, Biologia, Física, Informática e Química, os estudantes foram acompanhados por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, cinco do curso de Tecnologia para Sistemas em Internet e três do curso de Tecnologia em Alimentos, oferecidos no campus.

“No laboratório de química eles puderam visualizar todos os equipamentos e participarem de experimentos; já no de informática, tiveram contato com conceitos de programação e robótica; no de alimentos, conheceram sobre análises físico-químico e sensoriais”, explicou Joseila.

Para a professora Silvani Bezerra, que conduziu os alunos da rede municipal, a visita e os experimentos nos laboratórios contribuíram para o aprendizado dos estudantes. “Esta ação contribuiu para que os alunos obtivessem melhor compreensão dos conceitos teóricos que integram o conteúdo neste bimestre”, disse.

Ela conta que a atividade despertou o interesse em muitos alunos em ingressar na instituição. “Muitos de nossos alunos nunca tinham entrado em um laboratório; era nítido no olhar de cada aluno o encantamento tanto pelos laboratórios como pela estrutura que o instituto possui”, afirmou.

O projeto - Este um dos três projetos do campus aprovados pelo edital 008/2016, que contempla as iniciativas de extensão com apoio financeiro. Os outros dois projetos são “Fábrica de Software para Comunidade”, coordenado pelo professor Gilson Saturnino dos Santos; e o projeto “Robótica para o ensino fundamental”, coordenado pelo professor Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar.

Segundo o diretor-geral do Campus, professor Francisco Xavier da Silva, os projetos de extensão também são oportunidades de abrir as portas da instituição para a comunidade externa.

“Recebemos alunos da rede pública para diversas atividades, podemos contribuir com o seu aprendizado e também demonstrar à sociedade como o IFMS está presente no desenvolvimento da região de Coxim”, afirmou o diretor-geral.