Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto incentiva produção cultural em Nova Andradina

Projeto incentiva produção cultural em Nova Andradina

Com a participação de estudantes da rede pública, iniciativa deu origem a mural que faz referência à fauna e flora de Mato Grosso do Sul.
por Cleyton Lutz publicado: 24/09/2019 17h26 última modificação: 25/09/2019 11h59
  • Projeto de extensão deu origem ao mural da Escola Municipal Professora Efantina de Quadros

• Servidores do IFMS e estudantes da escola trabalharam no mural que apresenta a fauna e flora de MS

• Estudantes participaram de uma oficina de pintura

A fim de incentivar o protagonismo, a criatividade e o senso crítico, o Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) desenvolve o projeto de extensão “Produção cultural, mídias interativas e ensino de línguas: tecnologias para aprender”.

As atividades são realizadas desde maio com os estudantes da Escola Municipal Professora Efantina de Quadros. Com foco na pintura, produção audiovisual e ensino de línguas, o projeto deu origem a um mural - inaugurado na última segunda-feira, 23 - que faz referência à fauna e à flora sul-mato-grossense.

“A iniciativa consiste em criar um ambiente que favoreça a criatividade dos participantes, fazendo com que reflitam sobre o espaço onde estão por meio da pintura, dos aspectos relacionados às culturas presentes na América Latina e do uso das mídias interativas para promover a divulgação”, detalha o coordenador do projeto, Márcio de Carvalho.

Oficinas de produções artísticas e do uso de mídias digitais são oferecidas a 30 alunos do 5º ao 9º da escola. O projeto conta ainda com a participação de professores e estudantes do Campus Nova Andradina do IFMS.

O coordenador do projeto, professor de Português/Espanhol do campus, Márcio de Carvalho, explica que a atividade surgiu diante da necessidade de valorizar o contexto escolar, despertar o sentimento de pertencimento à comunidade local, trabalhar valores de cooperação e respeito, além de promover formação artística e estéticas dos participantes.

“A iniciativa consiste em criar um ambiente que favoreça a criatividade dos participantes, fazendo com que reflitam sobre o espaço onde estão – a localização geográfica do Brasil em relação aos países que têm o espanhol como língua ou uma das línguas oficiais – por meio da pintura, dos aspectos relacionados às culturas presentes na América Latina e do uso das mídias interativas para promover a divulgação”, detalha o coordenador.

Projeto – Na primeira fase, os participantes tiveram uma oficina de pintura orientada pela professora de Artes do IFMS, Luana Brasil. Na sequência, foi feita a pintura do mural. Na última etapa, que segue até o mês de novembro, serão realizadas oficinas sobre audiovisual.

“A produção desses materiais se dará a partir do trabalho realizado pelos alunos nas oficinas e na pintura do mural. Pretendemos mostrar aos estudantes como é possível produzir conhecimento recorrendo ao uso das tecnologias da informação e comunicação”, informa Márcio.

O projeto tem o acompanhamento da equipe pedagógica da Escola Efantina de Quadros. “É uma ação que traz mais conhecimento aos nossos alunos, despertando o interesse pelas artes e chamando a atenção para a importância de se cuidar do local onde estudam”, destaca a diretora-adjunta, Valdirene Cáceres.

A iniciativa trouxe novas experiências também para os demais participantes. É o caso de Roger Seichas, aluno do 6º semestre do curso técnico integrado em Agropecuária e bolsista de extensão do projeto.

“Já havia desenhado antes, mas somente no papel, nunca havia produzido nada em um muro, por exemplo. Para mim foi uma experiência única, principalmente ao observar as obras finalizadas e a reação das pessoas ao verem o mural pela primeira vez”, comenta.

Extensão – O projeto foi contemplado no edital nº 12/2019, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), voltado à seleção de projetos de extensão com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro.

Foram selecionadas 34 propostas para atender as comunidades em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com recursos que chegam a quase R$ 220 mil.

registrado em: ,