Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto leva orientações sobre saúde a estudantes de Corumbá

Compromisso Social

Projeto leva orientações sobre saúde a estudantes de Corumbá

Com o apoio de parceiros, a iniciativa "Ação Saúde IFMS" tem como objetivo levar aos jovens informações sobre uso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade.
por Paulo Gomes publicado: 28/09/2017 09h00 última modificação: 28/09/2017 14h29
IFMS
Exibir carrossel de imagens Campus Corumbá Estudantes do curso técnico em Informática participaram do projeto no primeiro semestre

Conscientizar estudantes sobre os riscos do uso de álcool e drogas, prevenir doenças sexualmente transmissíveis e tirar dúvidas sobre sexualidade. Esses são alguns dos objetivos do projeto "Ação Saúde IFMS", desenvolvido pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Criado em 2014, pela assistente social do campus à época, Selma Vanderley, o projeto foi retomado este ano. A cada semestre, uma turma é escolhida para participar. Nos primeiros seis meses de 2017, o projeto foi desenvolvido com estudantes do curso técnico em Informática. Neste segundo semestre, é a vez da turma de Metalurgia.

A fim de levar aos estudantes informações úteis para o amadurecimento pessoal, parceiros do IFMS são convidados para realizar atividades como oficinas, palestras, apresentações e distribuição de materiais educativos.

O projeto é gerenciado pelo Núcleo de Gestão Educacional e Administrativa (Nuged), e atualmente é coordenado pela enfermeira do campus, Sofia Robban. A coordenadora relata que as informações não ficam restritas aos estudantes, mas ajudam a conscientizar também as famílias.

“No final do primeiro semestre, fizemos uma avaliação e foi extremamente positiva. Muitos estudantes relataram que tinham dúvidas ou pensavam que sabiam algo, mas não da forma correta. A ação tem provocado mudanças de comportamento”, ressaltou Sofia.

Parcerias - Os principais parceiros da "Ação Saúde IFMS" são a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que oferece uma oficina sobre sexualidade e gênero; a Santa Casa de Misericórdia e a Polícia Federal, com palestra sobre prevenção ao uso de álcool e drogas; e o Narcóticos Anônimos (NA), com depoimentos sobre recuperação e tratamento.

Palestras e dinâmicas para prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são oferecidas pelo pelo Centro de Saúde João de Britto e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) fará uma palestra sobre violência contra o adolescente.

“No primeiro semestre foi emocionante, os estudantes agradeceram bastante a gente pelo projeto. Em alguns alunos dessa turma percebo ideias mais maduras, principalmente no que se refere à sexualidade ”, relatou Sofia.

O projeto também conta com o apoio de professores do IFMS, que cedem os horários das aulas para os parceiros. A previsão é que a iniciativa continue em 2018.