Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos voltados à comunidade recebem fomento de quase R$ 220 mil

Projetos voltados à comunidade recebem fomento de quase R$ 220 mil

Em 2019, 34 projetos de extensão desenvolvidos nos dez campi do IFMS receberão auxílio financeiro e bolsas a estudantes que participarem das atividades.
por Laura Silveira publicado: 23/04/2019 09h46 última modificação: 23/04/2019 09h49

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) selecionou 34 projetos de extensão a serem desenvolvidos com fomento institucional entre maio e novembro deste ano. O recurso total disponibilizado chega a quase R$ 220 mil.

As atividades têm a comunidade externa como público-alvo e abrangem temas como agricultura, informática, robótica e tecnologias.

"As bolsas de extensão irão incentivar mais de 80 estudantes do IFMS a enriquecerem sua formação por meio da prática extensionista, da integração com a comunidade e do desenvolvimento de potenciais talentos", apontou a diretora-executiva de Extensão, Ana Gabriela Ferreira.

Serão destinados R$ 60 mil de auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades. Cada projeto aprovado receberá até R$ 2 mil. O benefício será pago em cota única aos coordenadores dos projetos, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Além disso, R$ 159 mil serão utilizados para o pagamento de 84 bolsas a estudantes, de acordo com o Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex)

Propostas - Foram submetidas por docentes e técnicos-administrativos da instituição.

Além de abrangerem atividades de caráter educativo, científico, cultural, político, social ou tecnológico, os projetos estão inseridos em uma das Áreas Temáticas e Linhas de Extensão estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS.

A seleção foi feita em duas etapas. A primeira foi uma pré-avaliação, para verificação do atendimento às condições de habilitação previstas no edital. As propostas aprovadas passaram, então, pela avaliação do mérito, em conformidade com os critérios estabelecidos.

A lista completa dos selecionados, com respectivos coordenadores e valores referentes aos auxílios e bolsas está disponível na Central de Seleção do IFMS

Projetos de Extensão 2019

Campus Projeto
Aquidauana Coro escola do IFMS Aquidauana 2019
Produção de um documentário sobre a realidade das crianças autistas da região de Aquidauana-MS
Great - Group of Robotics and Educational Technologies
Entre Mundos
Campo Grande Conhecendo o IFMS - Campus Campo Grande - 2019
Corumbá Robótica educacional na escola municipal Dr. Cássio Leite de Barros
Formação de professores pesquisadores: uma proposta multidisciplinar intermunicipal
Projeto Ifish da Amazônia ao Pantanal
Coxim Ensino de robótica para o ensino fundamental
Informática básica: inclusão digital na comunidade
Dourados IFMS Integra
Vozes do saber
I Seminário Educação e Tecnologia: diálogos e interfaces
Jardim Estruturação da casa do mel no município de Guia Lopes da Laguna MS
Oficinas comunitárias de paisagismo e ambientação
E-sports em Jardim
Naviraí Extensão na produção de hortaliças em diferentes sistemas tecnológicos
Viva a vida, alegria, alegria!
Nova Andradina Manejo técnico de plantas frutíferas nativas do cerrado com fins de preservação e agregação de valor no assentamento Teijin no município de Nova Andradina, MS
Horta escolar como ferramenta pedagógica na educação ambiental e alimentar
Plantas medicinais: boas práticas agrícolas e uso de fitoterápicos
Cultivo de horta em sistema agroecológico como ferramenta de ensino de ciências e educação ambiental