Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogada submissão de trabalhos para feiras científicas

Feiras de Ciência e Tecnologia

Prorrogada submissão de trabalhos para feiras científicas

Inscrições podem ser feitas até 2 de setembro. Estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, podem participar dos eventos.
por Juliana Aragão publicado: 20/08/2019 08h17 última modificação: 20/08/2019 08h17

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 2 de setembro o prazo de submissão de trabalhos para apresentação nas Feiras de Ciência e Tecnologia, que serão realizadas entre 30 de setembro e 5 de outubro. A prorrogação foi publicada nessa segunda-feira, 19, na Central de Seleção.

Podem participar do evento estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, de escolas públicas ou privadas, dos municípios onde o IFMS tem campus e suas respectivas áreas de abrangência. Ex-alunos do Instituto Federal que concluíram os cursos técnicos integrados após novembro do ano passado também podem participar.

A inscrição deve ser feita pelo orientador do projeto de pesquisa, que precisa ter vínculo empregatício com a instituição de ensino ou ser servidor público, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS. Além de cadastrar informações sobre o trabalho, como orientador e autores, é preciso submeter o resumo expandido.

Trabalhos - Devem se enquadrar nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística; Agrárias e Engenharias; e Multidisciplinar, para projetos com mais de uma área predominante.

Cada trabalho pode ter um orientador, um coorientador e até três estudantes de ensino fundamental, médio e/ou técnico integrado. Os alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) podem participar como coorientadores, caso haja interesse.

Todas as orientações necessárias para a preparação do resumo estão disponíveis no anexo 2 do edital.

Seleção - A análise da documentação e a homologação das inscrições serão feitas pelas comissões organizadoras das feiras científicas em cada campus.

Os resumos expandidos serão avaliados por servidores do IFMS e pesquisadores credenciados. Dentre os itens a serem observados estão criatividade e inovação, conhecimento científico sobre o tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

A lista de trabalhos selecionados será divulgada até 25 de setembro, na Central de Seleção.

As equipes que tiverem os trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, o que inclui o caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral.

Feiras - Serão realizadas entre 30 de setembro e 5 de outubro, de acordo com o cronograma de cada campus do IFMS.

Os eventos irão ocorrer durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS nos municípios de Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico. Todos os autores receberão certificado de participação.

Para mais informações, consulte a página das Feiras de Ciência e Tecnologia 2019.

Semana de Ciência e Tecnologia - As feiras integram a programação da Semana, que neste ano tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, seguindo a temática nacional do evento.

Na programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, estão previstas outras atividades gratuitas e abertas ao público, como palestras, oficinas e mesas-redondas.

Cronograma das Feiras de Ciência e Tecnologia 2019

Evento Data
Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq) 30 de setembro, 1º e 4 de outubro
Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec) 2 a 4 de outubro