Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogado prazo para solicitar apoio a olimpíadas de conhecimento

Evento científico

Prorrogado prazo para solicitar apoio a olimpíadas de conhecimento

Coordenadores têm até quinta-feira, 22, para submeter propostas dos campi, que poderão ter apoio de até R$ 25 mil para participação em olimpíadas científicas. Investimento total é de R$ 250 mil.
por Osvaldo Sato publicado: 20/11/2018 06h32 última modificação: 20/11/2018 06h32

Foi prorrogado até quinta-feira, 22, o prazo final para submissão de propostas no edital de apoio à participação de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em olimpíadas nacionais de conhecimento científico.

A prorrogação foi publicada no do edital 078.2/2018, disponibilizado na Central de Seleção do IFMS, onde também foi divulgado, por meio do edital 078.1/2018, o aumento para R$ 250 mil no valor investido para esta finalidade. Cada um dos dez campi poderá receber, portanto, o valor de R$ 25 mil para participações nos eventos.

Todos os editais e orientações necessárias aos coordenadores estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Submissão - Deve ser feita no módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Cada campus poderá apresentar uma proposta, sendo que a Direção-Geral fica responsável pela articulação, organização e seleção interna da proposta a ser submetida.

Pelo novo cronograma, as propostas serão avaliadas até 29 de novembro. A previsão é que o resultado provisório seja divulgado em 6 de dezembro, e o final no dia 11 do mesmo mês.

Para cada temática de olimpíada constante no projeto, deve ser feito um plano específico de trabalho. Todos os formulários necessários para o cadastro e submissão estão disponíveis na Central de Seleção.

O período de execução da proposta deve estar compreendido entre dezembro de 2018 e novembro de 2019.

Os recursos serão viabilizados por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), aos docentes selecionados para preparação de equipes de estudantes.

Propostas - Podem contemplar a participação em mais de uma olimpíada. Nesse caso, o coordenador deverá ser o diretor responsável pelo projeto no campus, podendo ser nomeados coordenadores específicos para cada olimpíada

Para escolha do coordenador geral da proposta, deve ser considerada a experiência em participações ou na organização de competições/olimpíadas na(s) área(s) escolhidas pelo campus.

A relação de olimpíadas científicas apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e por este edital está publicada no anexo I do edital .

Os estudantes que forem participar das competições científicas deverão estar, preferencialmente, matriculados até o 5º período em um curso técnico integrado de nível médio.

As propostas devem ter ainda no plano de atividades a realização de eventos preparatórios como minicursos, encontros semanais para treinamento e competições internas.

Olimpíadas Nacionais - Ocorrem anualmente, geralmente em fases classificatórias regionais, estaduais até a nacional. São um espaço de apresentação, exposição e estímulo aos estudantes em diferentes áreas de conhecimento.

O IFMS tem apresentado resultados expressivos nesse tipo de competição, com destaque para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), entre outras.