Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicação de índice facilita busca no site do IFMS

Publicação de índice facilita busca no site do IFMS

No mês de dezembro, mais de 90 mil usuários acessaram a página da instituição para obter informações, dados ou serviços, o que agora pode ser feito com uma nova ferramenta de busca.
por Juliana Aragão publicado: 03/01/2019 15h23 última modificação: 03/01/2019 15h23

Com o intuito de promover a transparência e de otimizar o tempo de visita do usuário ao site do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), está no ar a partir desta quinta-feira, 3, a seção IFMS de A a Z, um índice onde é possível fazer a busca rápida de informações, dados e serviços disponibilizados por meio da digitação de palavras e/ou termos.

Ao acessar a seção, o usuário deve digitar Ctrl + F e escrever a palavra ou termo do que pretende encontrar no site. As opções irão aparecer em destaque na tela.

Com grande volume de conteúdo, o site institucional é o principal veículo de comunicação do IFMS. No endereço, o usuário encontra informações sobre cursos, ações e eventos dos dez campi, notícias, documentos oficiais, dados relativos ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, material audiovisual, acesso a sistemas, entre outros.

O número de visitantes tem sido crescente. É o que apontam os relatórios produzidos mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), setor responsável pela gestão do site do IFMS. No mês de dezembro, 92.106 usuários acessaram o endereço, mais que o dobro do registrado em janeiro de 2018, quando 43.147 pessoas visitaram o site.

Outro dado apontado no monitoramento mensal é o tempo utilizado pelo usuário em cada seção do site. Em dezembro do ano passado, a média foi de 2 minutos e 27 segundos, quase um minuto a menos do registrado em janeiro do mesmo ano, quando o visitante ficava em média 3 minutos e 24 segundos em cada seção.

Portal Padrão - Em agosto de 2017, entrou no ar o novo site do IFMS, que segue o modelo de portal institucional padrão indicado pelo Governo Federal. Um dos objetivos da padronização foi exatamente dar mais autonomia aos visitantes das páginas do poder executivo federal.

Com a reformulação, o visitante passou a ter acesso a um maior número de informações, dados e serviços do IFMS.

A estrutura do site passou a permitir, por exemplo, que o usuário acesse páginas específicas de cada campus da instituição, onde é possível encontrar informações sobre os cursos oferecidos, o calendário do estudante, a lista de professores, ações de pesquisa e extensão, dados históricos, a agenda do diretor, entre outras.

Todos os documentos institucionais estão reunidos na 'Central de Conteúdo', onde o cidadão encontra Planos, Políticas, Relatórios, Boletins de Serviço, Calendários, Projetos Pedagógicos de Cursos, Regulamento, Regimentos, Manuais, Programas, Formulários, entre outros.