Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicada segunda chamada para cursos de qualificação e idiomas

Formação Inicial e Continuada

Publicada segunda chamada para cursos de qualificação e idiomas

Convocados devem fazer a matrícula nesta terça-feira, 30, nos campi do IFMS ou nos polos de ensino dos municípios onde foram ofertadas vagas.
por Cleyton Lutz publicado: 30/07/2019 12h43 última modificação: 30/07/2019 12h43

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa segunda-feira, 29, a convocação da segunda chamada para matrículas em cursos de qualificação profissional e de idiomas ofertados em 11 municípios.

A matrícula deve feita presencialmente nesta terça-feira, 30, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus do IFMS ou no polo de ensino onde a vaga foi ofertada, nos endereços e horários especificados nos editais de convocação.

A segunda chamada para os cursos oferecidos em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Rio Brilhante e Três Lagoas está disponível na página do edital nº 043/2019.

Já na página do edital nº 044/2019 é possível conferir a lista de convocados em segunda chamada para os cursos oferecidos pelo Centro de Idiomas (Cenid) do IFMS, em Campo Grande, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

O selecionado, quando menor de 18 anos, precisa estar acompanhado do representante legal. A matrícula pode ser feita por um procurador, caso o candidato esteja impedido, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Documentação – Para fazer a matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado, com número do CPF do candidato;
  • original e fotocópia de documento que comprove a escolaridade mínima exigida para o curso;
  • original e fotocópia de documento de identificação com foto;
  • original e fotocópia de documento que comprove estar em dia com obrigações militares (para os brasileiros entre 19 e 45 anos, completos ou a serem completados até 31 de dezembro de 2019);
  • uma foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico;
  • comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico.

Onde houver lista de espera, a matrícula poderá ser feita na quarta-feira, 31.

Para os cursos em que não há convocados em segunda chamada nem lista de espera, as matrículas encontram-se abertas à comunidade. O interessado deve se dirigir ao campus do IFMS ou ao polo de ensino com a documentação necessária.

Cursos – O IFMS disponibilizou, ao todo, mais de mil vagas para os cursos de Operador de Computador, Vendedor, Espanhol Básico, Inglês Básico, Desenhista de Topografia, Libras Básico, Espanhol Intermediário e Inglês Intermediário.

Voltados a capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização profissional, os cursos são ofertados em regime modular, com carga horária mínima de 160 horas.

As aulas de idiomas começam no dia 29 de julho, e no dia 5 de agosto para os outros cursos de qualificação profissional.