Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicado edital para apoio financeiro aos campi

Semana de Ciência e Tecnologia

Publicado edital para apoio financeiro aos campi

Projetos aprovados receberão o auxílio para gastos com as despesas de custeio na execução das atividades.
publicado: 04/05/2017 17h20 última modificação: 17/07/2017 15h33

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quarta-feira, 3, o edital n.º 37/2017 para que os coordenadores da Semana de Ciência e Tecnologia nos campi apresentem os projetos de realização do evento em 2017.

Os aprovados receberão o auxílio financeiro do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) para gastos com as despesas de custeio na execução das atividades. Os recursos previstos somam cerca de R$ 33 mil.

O edital, o cronograma e todos os formulários necessários encontram-se na Central de Seleção.

Submissão - O período para a entrega está dividido em duas datas. Primeiro, entre 12 e 18 de maio, o coordenador deve preencher o Formulário de Projeto Simplificado, o Termo de Compromisso e entregar, presencialmente, à Direção-Geral do campus.

Os projetos devem conter a programação e o planejamento das ações a serem desenvolvidas.

Em seguida, entre os dias 19 e 25 de maio, o diretor-geral deve enviar a proposta do Campus, digitalizada em formato "pdf", para o endereço eletrônico propi@ifms.edu.br.

De acordo com o edital, as submissões recebidas fora dos prazos serão desclassificadas.

Os critérios de avaliação da proposta pela Comissão Central da Semana de Ciência e Tecnologia serão a compatibilidade com as exigências do edital, a estruturação das atividades, a capacidade de execução e o histórico de atividades relacionadas ao tema.

A avaliação será feita de 26 de maio a 1.º de junho. O resultado preliminar está previsto para 2 de junho.

Programação - A Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS oferece às comunidades interna e externa diversas atividades abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Em 2017, o evento será realizado de 16 a 21 de outubro.

O tema desta edição será “A matemática está em tudo” e vai ao encontro da realização, de forma inédita no Brasil, da Olimpíada Internacional de Matemática e do Congresso Internacional de Matemáticos, dois dos maiores eventos da área no mundo.

Em todos os campi, também serão realizadas Feiras de Ciência e Tecnologias, simultaneamente à Semana. As feiras são espaços nos quais os estudantes do IFMS e de outras instituições de ensino apresentam trabalhos científicos.

Outra atividade prevista é o "Vem pro IFMS!", com uma mostra dos cursos ofertados e Observatório de Ingressantes, para auxiliar os interessados em estudar na instituição. Também serão realizados o Observatório de Profissões, o Observatório de Egressos, além de minicursos e palestras.

Nos campi Campo Grande, Nova Andradina e Ponta Porã, serão realizados ainda o IF Maker, que são oficinas de criação de ideias, desenvolvimento de protótipos, execução e apresentação de projetos com a participação da comunidade.

O Campus Campo Grande também deverá realizar como parte das atividades da Semana, o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict). No entanto, o evento está previsto para os dias 23 e 24 de novembro.

Histórico - A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) do IFMS é organizada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi), e promovida anualmente de forma simultânea pelos campi da instituição.

A primeira edição no IFMS foi realizada em 2010. No ano passado, mais de 270 atividades foram oferecidas à comunidade durante o evento.

Desde 2015, o IFMS oferece apoio financeiro aos campi para a realização da SCT.