Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicado regulamento para escolha de delegados no Congresso do PDI

PDI 2019-2023

Publicado regulamento para escolha de delegados no Congresso do PDI

Estudantes e servidores podem participar do evento que irá validar o Mapa Estratégico do IFMS para elaboração do PDI 2019-2023.
por Osvaldo Sato publicado: 07/05/2018 08h06 última modificação: 07/05/2018 09h46

Professores, técnicos-administrativos e estudantes do IFMS já podem manifestar interesse em participar, como delegados, do Congresso do PDI, a ser realizado no fim de maio junto ao evento "Futuro em Construção", em que será validado o Mapa Estratégico do IFMS para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2019-2023.

O Regulamento publicado na semana passada prevê a participação dos delegados, representando suas respectivas categorias, tanto na validação do Mapa, no dia 30 de maio durante o Congresso, quanto na elaboração do mesmo, que será feita nos dias anteriores, 28 e 29, no workshop de Planejamento Estratégico. As duas as ações fazem parte do "Futuro em Construção" e integram uma das etapas de elaboração do PDI 2019-2023.

"A elaboração do PDI é um dos momentos mais importantes da instituição e, por isso, é necessária ampla participação com responsabilidade e muito diálogo, para planejarmos o que queremos para o IFMS para os próximos cinco anos", destacou o pró-reitor de extensão, Airton Vinholi, coordenador da Subcomissão de Organização do Congresso do PDI.

"A elaboração do PDI é um dos momentos mais importantes da instituição e, por isso, é necessária ampla participação com responsabilidade e muito diálogo, para planejarmos o que queremos para o IFMS para os próximos cinco anos", destacou o pró-reitor de extensão, Airton Vinholi, coordenador da Subcomissão de Organização do Congresso.

Para o Congresso do PDI, a composição dos delegados terá membros natos e eleitos. Os membros natos são os membros do Colégio de Dirigentes (reitor, diretores-gerais e pró-reitores), diretores sistêmicos, diretor do Centro de Referência, ouvidor, auditor, procuradora-chefe e assessores do IFMS.

Já os membros eleitos serão três representantes por campi, das categorias docente, técnico-administrativo e discente. Na reitoria será eleito um representante técnico-administrativo. Assim, considerando os dez campi e reitoria, são 31 membros eleitos como delegados.

Como participar - Os servidores interessados em participar do Congresso como delegados devem manifestar interesse pelo e-mail que será enviado pelos gabinetes das direções-gerais.

O sistema de votação para eleição dos delegados será mediante formulário eletrônico. Além do delegado titular, será eleito o suplente - o segundo candidato mais votado entre seus pares.

Já o procedimento para escolha dos delegados entre os estudantes seguirá regras estabelecidas especificamente em cada campus.

Todos os processos de levantamento de interessados e votação deve ser feito de 2 a 11 de maio. A relação final de delegados contendo os nomes dos membros (eleitos e natos) credenciados para o Congresso, será publicada na página do PDI, até o dia 22.

O Congresso - Será organizado em plenária com poder deliberativo para validar a proposta de mapa estratégico, construído coletivamente durante o Workshop de Planejamento Estratégico.

"No workshop será debatido o planejamento estratégico, elemento fundamental para entender o que é o PDI e como ele será elaborado, na teoria e prática", destacou  o pró-reitor.

Todos os delegados credenciados também participarão do workshop, coordenado pela Subcomissão de Elaboração de Cenários Prospectivos e Mapa Estratégico do IFMS.

As propostas e sugestões levantadas no Congresso serão apresentadas no Portfólio de Participação Social – Etapa Congresso do PDI e, junto à Ata do Congresso, enviados à Comissão Central do PDI.

O mapa estratégico validado no Congresso será enviado à Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional para as próximas etapas de elaboração do PDI.

Futuro em Construção - O evento é constituído da Conferência Planejamento Estratégico, da Apresentação da Missão, Visão e Valores, do Workshop de Planejamento Estratégico (28 e 29 de maio) e Congresso do PDI (30 de maio), com objetivo de construir e validar o novo Mapa Estratégico do IFMS.

O 'Futuro em Construção' será realizado em Campo Grande. Acesse a página do evento.

PDI - Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O processo de elaboração do novo PDI está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016.

O trabalho, que se encerra em dezembro, possui as etapas de Preparação (março e abril), Diagnóstico (maio a julho) e Construção.

Acompanhe as etapas da construção do PDI na página do IFMS.