Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Selecionados 17 eventos extensionistas para recebimento de auxílio

Selecionados 17 eventos extensionistas para recebimento de auxílio

Propostas aprovadas têm comunidade externa como público-alvo principal. Valor total do fomento é de R$ 20 mil.
por Laura Silveira publicado: 10/05/2018 10h49 última modificação: 10/05/2018 13h39

Contribuir para o desenvolvimento de ações extensionistas integradas ao ensino e à pesquisa, tendo a comunidade externa como público-alvo principal. Esse foi o principal objetivo da seleção de eventos de extensão realizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O resultado final foi publicado no último dia 7.

O fomento institucional para a realização dos eventos é de R$ 20 mil. Foram selecionadas 17 propostas, que receberão cota única de até R$ 1,2 mil para compra de material de consumo e pagamento de serviços à pessoa jurídica.

Os auxílios são custeados pelo Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e serão repassados aos coordenadores de cada evento – docentes e técnicos-administrativos do IFMS.

Os eventos serão promovidos até novembro deste ano, e também terão a participação de estudantes voluntários.

A seleção foi regida pelo edital nº 020/2018, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Eventos - Os 17 eventos de extensão que receberão o auxílio financeiro serão coordenados por servidores dos campi Campo Grande (2), Corumbá (1), Coxim (3), Dourados (5), Ponta Porã (2) e Três Lagoas (4).

"Com o evento, espero que estudantes do IFMS e de outras instituições de ensino de Coxim possam conhecer a nossa biblioteca e passem a utilizá-la, já que o espaço é aberto à comunidade”, afirmou a bibliotecária Vera Porto, coordenadora do evento.

Os selecionados abrangem temas variados, como literatura, música, esporte, consciência negra e ambiental, tecnologia, zootecnia, entre outros. A lista completa está disponibilizada na Central de Seleção.

Uma das propostas contempladas é a realização da Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Coxim, coordenada pela bibliotecária Vera Porto. É a primeira vez que a servidora coordena um evento de extensão.

“Para elaborar o projeto recebi o apoio da minha colega Janayna Barbosa [chefe de gabinete do campus]. O intuito é divulgar a biblioteca e promover a leitura no campus e em Coxim. Espero que estudantes do IFMS e de outras instituições de ensino participem, para que possam conhecer nosso acervo e passem a utilizá-lo, já que o espaço é aberto à comunidade”, afirmou.

A programação prevê a realização de diversas atividades entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro, como contação de histórias, oficinas, apresentações artísticas e concurso de desenho.

Já o evento “Desafios e Perspectivas do Ensino Médio Integrado em Mato Grosso do Sul” tem como coordenador o professor de Física do Campus Dourados, Danilo Teles. A iniciativa faz parte do início das atividades do Mestrado Profissional do IFMS, a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida pela instituição.

“O evento integra o primeiro Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do IFMS, que será promovido pela coordenação do mestrado, em Campo Grande, nos dias 13 e 14 de agosto. Será uma palestra com o objetivo de disponibilizar espaço e tempo para tratar dos desafios e perspectivas do ensino médio e sua integração com a educação profissional brasileira”, apontou o professor.

Para o coordenador, fomentar ações de extensão contribui para o desenvolvimento do IFMS, pois “dá visibilidade à instituição e agrega ainda mais a comunidade externa”. O local do evento ainda está sendo definido.

"A extensão contribui para o desenvolvimento do IFMS, pois dá visibilidade à instituição e agrega ainda mais a comunidade externa", ressaltou o o professor Danilo Teles, coordenador de um dos eventos selecionados.

Outras 12 propostas aprovadas na seleção não irão receber fomento institucional. Ficará a critério do coordenador realizar ou não a atividade.

Extensão - Além do auxílio para eventos extensionistas, outra seleção da Proex fomentou a realização de cursos e projetos de extensão em 2018.

Por meio do edital nº 010/2018, um montante de R$ 162 mil foi destinado ao desenvolvimento de 33 atividades de extensão, que deverão ser realizadas até o mês de outubro, também tendo a comunidade externa como público-alvo principal.

A maior parte do valor - R$ 105.800,00 - será utilizada para o pagamento de bolsas aos 62 estudantes extensionistas selecionados. Um total de R$ 56.690,75 é para o desenvolvimento dos cursos e projetos. Os valores por atividade aprovada variam de R$ 400,00 a R$ 2.000,00. O recurso pode ser utilizado para aquisição de material de consumo e pagamento de serviço a pessoa jurídica.

A Proex também é responsável por coordenar anualmente a realização de eventos institucionais, como a Semana do Meio Ambiente, em junho, os Jogos do IFMS – a ser realizado, neste ano, no Campus Corumbá – e o Festival de Arte e Cultura, que em 2018 será realizado pela primeira vez simultaneamente nos dez campi, em agosto.

Eventos por campus

Campus Evento Coordenador Recurso
Aquidauana Genuíno Day 2018 Marcio Carneiro Brito Pache -
Aquidauana 4.º Dia da Cultura Nerd do IFMS Campus Aquidauana Sidney Roberto de Sousa -