Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana do Meio Ambiente debaterá educação profissional e sustentabilidade

Semana do Meio Ambiente debaterá educação profissional e sustentabilidade

Evento será realizado pelo IFMS em junho. Propostas podem ser submetidas pelos dez campi da instituição até o dia 1º de abril.
por Laura Silveira publicado: 07/03/2019 10h16 última modificação: 07/03/2019 10h20

Com o tema “Educação profissional e sustentabilidade”, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promoverá a edição 2019 da Semana do Meio Ambiente. O edital que concede apoio financeiro para a realização do evento nos dez municípios onde a instituição tem campus está publicado na Central de Seleção

Cada um dos dez campi pode apresentar apenas uma proposta, que deve prever diferentes ações entre os dias 3 e 8 de junho, com duração mínima de três dias.

Além da apresentação de pesquisas ou trabalhos sobre o tema, poderão ser realizadas palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações teatrais e musicais. Também podem estar previstos o plantio e/ou distribuição de mudas e sementes, mutirões de limpeza em córregos, nascentes e rios, concursos de vídeos e fotografias, entre outras atividades.

As atividades deverão ter a comunidade externa como principal público-alvo, e possuir estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou do ensino superior do IFMS na equipe de execução do evento.

O valor total do fomento previsto é de até R$ 20 mil, sendo disponibilizados até dez auxílios via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi). O valor de até R$ 2 mil será repassado em parcela única a cada coordenador de proposta aprovada para a realização do evento nos campi.

Submissão - A diretoria responsável pela Extensão no campus, com o apoio da Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri), irá definir o coordenador da proposta, que deve ser servidor efetivo do IFMS.

As propostas deverão ser submetidas até 1º de abril, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj).

Os resultados provisório e final da seleção serão divulgados nos dias 15 e 18 de abril, respectivamente.

Evento - Promovida desde 2011, a Semana é um evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A programação inclui atividades gratuitas, parte delas aberta ao público externo. Os objetivos são contribuir com a tomada de consciência em relação às causas ambientais, apoiar ações que divulguem o conhecimento produzido no IFMS, incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais, entre outros.

No ano passado, a temática do evento foi "Biomas Regionais e Consciência Ecológica", com atividades realizadas nos dez municípios onde o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim,  Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Mais informações estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente.