Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário em Dourados aborda relação entre educação e tecnologia

Extensão

Seminário em Dourados aborda relação entre educação e tecnologia

Inscrição de trabalhos pode ser feita até o próximo domingo, 22. Evento será realizado em outubro.
por Cleyton Lutz publicado: 16/09/2019 12h03 última modificação: 16/09/2019 12h04

Voltado à promoção, divulgação e incentivo à pratica da pesquisa, o Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove entre os dias 1º e 3 de outubro a primeira edição do Seminário Educação e Tecnologia: Diálogos e Interfaces (Setec). 

O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes dos níveis fundamental, médio e superior da região, com trabalhos desenvolvidos que abordem a relação entre educação e tecnologias.

Os interessados em apresentar trabalhos no evento devem submeter os resumos até domingo, 22, pela Página do Setec, na qual estão disponíveis  as orientações para o envio dos textos. Os resumos também podem ser enviados para o e-mail .

Os trabalhos precisam se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

  • Linguagens, educação e tecnologia;
  • Diálogos entre jogos digitais e a educação;
  • Sociedade, cultura e educação – interfaces com a tecnologia;
  • Pesquisas em administração, gestão organizacional e marketing – abordagens e perspectivas tecnológicas.

A divulgação dos aprovados está prevista para o próximo dia 25.

Seminário - Além da apresentação de trabalhos organizados em torno de mesas temáticas, na programação também estão previstas palestras e apresentações culturais. Por meio de uma metodologia multidisciplinar, o evento busca abrir espaço para reflexão sobre as possibilidades e desafios dos diálogos e interfaces da educação com a tecnologia.  

O seminário também visa estimular o uso de iniciativas inovadoras de tecnologias digitais para aprimoramento dos conteúdos e abordagens educativas através do diálogo interdisciplinar, conforme explica o coordenador do evento, Geovano Chaves, docente de História do Campus Dourados.

“Pretendemos agregar trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pesquisadores em geral, de modo que possamos possibilitar e incentivar grupos de pesquisa, publicações, diálogos e debates", apontou o coordenador do evento, Geovano Chaves.

“Pretendemos agregar trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e pesquisadores em geral, de modo que possamos possibilitar e incentivar grupos de pesquisa, publicações, diálogos e debates. Dessa forma, procuraremos apontar novos caminhos para a pesquisa através dessas conexões”. 

Geovano destaca também que o evento tem o intuito de consolidar o IFMS como espaço para pesquisa no município. “O seminário permitirá publicizar o Instituto, fazendo com que ele seja visto como um importante polo de pesquisa em Dourados. Por isso, esperamos que esta seja apenas a primeira edição, de modo que possamos ter outras futuramente”. 

Com entrada gratuita, o evento será realizado no Campus Dourados (Rua Filinto Müller, n° 1.790, Jardim Canaã I). A abertura oficial será no dia 1º de outubro. Já a apresentação dos trabalhos ocorrerá nos dois dias seguintes. Após o término do seminário, os interessados poderão enviar o texto completo para publicação nos anais do evento, que ficarão disponíveis na página. 

De acordo com o coordenador do evento, existe ainda a possibilidade de que o seminário dê origem a outras publicações, como um e-book, com os principais artigos publicados, e uma revista científica.

Apoio - O evento foi contemplado no edital nº 12/2019, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMS, voltado à seleção de propostas de projetos de extensão com concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro, no período que vai de maio a novembro de deste ano. 

Por meio do edital, o seminário recebeu apoio financeiro para custeio do evento, além de valores para o pagamento dos bolsistas, que atuam no desenvolvimento do projeto.

registrado em: , , ,