Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistemas para Internet de Coxim recebe conceito 4 em avaliação do MEC

Graduação

Sistemas para Internet de Coxim recebe conceito 4 em avaliação do MEC

Do total de 11 avaliações realizadas no IFMS, nove têm a mesma nota, considerada muito boa
por Laura Silveira publicado: 06/09/2017 11h22 última modificação: 06/09/2017 11h41
IFMS Divulgação

Divulgação

O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) obteve o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de agosto.

A nota obtida é considerada muito boa, de acordo com o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Os avaliadores do Inep estiveram no campus entre os dias 23 e 26 de agosto e analisaram três dimensões, que são utilizadas em todas avaliações de curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Além do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Projeto Pedagógico do Curso e do Relatório de Autoavaliação Institucional, foram analisados fatores como objetivos do curso, perfil profissional do egresso, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem, titulação e experiência do corpo docente, produção científica, cultural, artística ou tecnológica, salas de aula, laboratórios, entre outros.

“A nota garante a oferta regular do curso. A avaliação demonstra o olhar externo do que estamos fazendo, além de salientar que estamos cumprindo bem nossa missão. O IFMS é muito bem avaliado principalmente em quesitos como a atuação dos coordenadores de cursos e o corpo docente dos campi”, ressaltou o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.

Demais cursos – Os cursos de graduação do IFMS começaram a ser avaliados no ano de 2014. Até o momento, seis cursos já receberam os avaliadores do MEC. Como eles são ofertados em mais de um campus da instituição, o total de avaliações chega a onze. Destas, nove receberam conceito 4, o que representa 82%.

Além de Coxim, Sistemas para Internet também recebeu conceito 4 nos campi Aquidauana e Três Lagoas, além da licenciatura em Química de Coxim, Tecnologia em Agronegócio de Ponta Porã, Alimentos em Coxim, Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Corumbá e Três Lagoas, e Produção de Grãos em Nova Andradina.

“A avaliação demonstra o olhar externo do que estamos fazendo, além de salientar que estamos cumprindo bem nossa missão. O IFMS é muito bem avaliado principalmente em quesitos como a atuação dos coordenadores de cursos e o corpo docente dos campi”, ressaltou o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.

Já os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Nova Andradina e Sistemas para Internet na Capital possuem conceito 3, considerado suficiente pelo MEC.

As notas em cada um dos aspectos analisados nas três dimensões de todas as avaliações podem ser conferidas na íntegra na página de Avaliação de Cursos de Graduação do IFMS

“Temos conseguido cumprir a verticalização dos cursos, conforme preconiza a lei, e com uma oferta de qualidade. Os bons resultados são fruto de um trabalho colaborativo entre a Diretoria de Graduação, coordenações de curso, colegiado e Núcleo Docente Estruturante dos campi”, apontou o pró-reitor.

A previsão é que os próximos cursos superiores de tecnologia a serem avaliados sejam Automação Industrial do Campus Três Lagoas e Processos Metalúrgicos de Corumbá, além do bacharelado em Agronomia de Ponta Porã.

Outros resultados – Neste mês, a licenciatura em Química do Campus Coxim recebeu quatro estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). O resultado constará na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir de 16 de outubro.

Em 2015, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Corumbá obteve a maior nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) entre os cursos da mesma área no país e a 13ª maior nota entre todas as áreas.

O Exame avalia o desempenho dos estudantes que concluíram os cursos de graduação em todo o país. A cada ano são escolhidas diferentes áreas para participar.

O curso obteve nota 5, com índice de 4,999. As notas do Enade vão de 1 a 5 e os índices são arredondados para a casa superior. A avaliação se refere ao exame feito com estudantes que se formaram em 2014. Foi a primeira vez que o IFMS participou do Enade.

Com isso, o Instituto recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC), que tem 5 como nota máxima. O índice é composto pelas notas do Enade e pelas avaliações do MEC sobre o corpo docente, a infraestrutura da instituição e a organização didático-pedagógica.

Com a pontuação obtida no IGC, o IFMS se posicionou entre as 50 melhores instituições de ensino superior no país. No Mato Grosso do Sul, ficou em 2º lugar, com índice menor apenas que o da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Graduação do IFMS - Segundo dados de agosto de 2017 do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o IFMS conta com 8.730 estudantes matriculados em todos os campi em diferentes modalidades de ensino.

Destes, 1.663 são da graduação. A oferta atual é de sete opções de curso superior de tecnologia, dois bacharelados e uma licenciatura. Mais informações sobre cada um deles está disponível no Guia de Cursos do IFMS.

Segundo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para 2018, esse número deve ser ampliado. Sete projetos pedagógicos de novos cursos atualmente estão em tramitação nos órgãos colegiados do IFMS. Além disso, o bacharelado em Agronomia, já ofertado pela instituição em Nova Andradina e Ponta Porã, também deve ser aberto no Campus Naviraí.

O IFMS oferta vagas na graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar os candidatos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cronograma do Sisu 2018 ainda não foi divulgado pelo MEC.

registrado em: , ,