Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Submissão de projetos de pesquisa é prorrogada até 7 de maio

Submissão de projetos de pesquisa é prorrogada até 7 de maio

Propostas selecionadas receberão apoio financeiro e bolsas para estudantes da iniciação científica.
por Laura Silveira publicado: 27/04/2018 12h17 última modificação: 14/05/2018 11h00
IFMS

Foi prorrogado até 7 de maio o prazo para submissão de propostas ao ciclo 2018-2019 da iniciação científica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Um total de R$ 330,2 mil será destinado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e pagamento de bolsas a estudantes dos níveis médio e superior.

Os projetos devem buscar soluções criativas e inovadoras aos problemas da sociedade, gerando produtos ou processos como protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos e procedimentos.

A proposta deve ser submetida pelo coordenador no Sistema Único de Administração Pública (Suap).

Os formulários para cadastro e submissão, assim como o edital de retificação do cronograma e regras do processo seletivo, estão disponíveis na Central de Seleção.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho; pode ainda ter a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

Os resultados preliminar e final devem ser divulgados nos dias 13 e 22 de junho, respectivamente.

Bolsas - Serão concedidas entre agosto de 2018 e julho de 2019. Para os estudantes do nível médio, as bolsas são de R$ 100,00 mensais. No ensino superior, o valor é de R$ 400,00 por mês.

A previsão é que sejam concedidas até 104 bolsas de iniciação científica, quantidade que poderá ser alterada conforme a disponibilidade orçamentária do IFMS.

O processo seletivo também abre a possibilidade dos projetos de pesquisa serem contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Apoio Financeiro - O coordenador de cada projeto poderá solicitar ainda apoio financeiro para ações direcionadas a práticas de desenvolvimento científico e tecnológico. Para essa finalidade, o IFMS destinou R$ 11 mil.

Projetos da modalidade ensino médio poderão receber apoio de R$ 200,00, e os do ensino superior R$ 400,00.

Iniciação Científica - O fomento à iniciação científica no IFMS é regido pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec).

Os estudantes selecionados podem participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF);
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).